quarta-feira, 8 de junho de 2011

Entrevista Escritores: Maurício Gomyde

Nome: Maurício Gomyde
Cidade/Estado: Brasília-DF

Um livro: "O Mundo de Vidro"
Autor(a) preferido: NIck Hornby

Uma música: "Every Breath You Take", do The Police
Uma banda: Dire Straits

Um filme: Antes do Amanhecer
Um ator: Jack Black
Uma atriz: Katherine Heigl

Defeito: Deixo tudo pra última hora
Qualidade: Gosto de fazer muitas coisas, de ter muitas atividades

Uma frase: "Não faça aos outros aquilo que não gostaria que fizessem com você"

Mini Biografia: Escritor, baterista, voclaista e compositor. Toco nas bandas "Superaudio", de música autoral, e "Birinaite", de covers de clássicos do rock nacional e internacional de todos os tempos. Tenho um livro publicado e outro publicando.

LIVROS ESCRITOS: 
~~O Mundo de Vidro
 

Um Pouco mais Sobre " Maurício Gomyde"


1. Quando e como você resolveu que queria se tornar escritor? Você teve o apoio de alguém em especial?

Maurício Gomyde: É complicado definir o exato momento em que desejei virar escritor. O fato é que eu sempre gostei de escrever, desde pequeno. Mas a gente nunca pensa que vai conseguir, acha que é complicado, que é difícil (e é! rs). Então, fiquei protelando até que um dia tive uma ideia interessante e resolvi arriscar. Meu primeiro livro, que é "O Mundo de Vidro", fiz a primeira edição em 2002. Tenho o apoio da minha família e dos amigos. Mas, só lembrando, eu não vivo só da literatura, infelizmente. Quem sabe um dia, né?

2. Como surgiu a ideia de escrever um livro?

Maurício Gomyde:O "O Mundo de Vidro" tem um meta-livro no meio, que consiste de uma série de emails que "Ela" recebe anonimamente. Comecei pelos emails. Não sabia onde ia dar. Daí, um belo dia, acordei animado e pensei "Por que não tentar transformar isso num livro?". Acho que as histórias sempre aparecem meio que do nada pra mim. Meu segundo livro (que lanço em novembro) foi assim. Acordei com a ideia.

3. Como foi o processo de pesquisa para a criação do livro?Ao começar a escrever, você se inspira em alguma obra, filme ou pessoa?

Maurício Gomyde:Impossível não utilizar, na minha escrita, toda a influência que recebo e que advém, pelo menos no meu caso, dos filmes, livros, canções que escuto. Adoro cinema, literatura e música. Não vivo sem isso. Então, uso muito tudo do que gosto. E tento imprimir meu ritmo, minhas ideias. Acho que dá certo. Pro novo livro tenho lido muito e escutado um bocado de canções.

4. Sabemos que no Brasil é um pouco complicado lançar um livro. Como foi esse processo pra você? Quais etapas seguiu? O que você sentiu ao ver seu livro impresso?

Maurício Gomyde:Eu sou, por enquanto, da ala da "EUdição"...rs. Fiz tudo: escrevi, editei, corrigi, chamei meu irmão pra fazer a capa, mandei pra gráfica, distribuí, divulguei. Gosto de fazer assim, por enquanto. O que digo é que a internet, hoje, é uma porta maravilhosa. Olha só a quantidade de blogs muito legais que divulgam as obras de escritores desconhecidos! E ver o livro impresso é uma sensação muito gratificante, pelo trabalho todo que dá. Mas o melhor mesmo é quando alguém fala bem do livro.

5. Se você conseguiu ter seu livro publicado. Como foi ver o primeiro exemplar impresso, saber que ele iria chegar ao público?

Maurício Gomyde:Bom, esta é apenas uma etapa. É bom demais, claro! Mas... é com o livro pronto que o trabalho começa. Divulgar é super difícil e ao mesmo tempo trabalhoso. Mas eu faço isso por duas ou três horas por dia. Acordo às 5h da manhã pra fazer...rs. Mas gosto muito do contato com o público e tento não deixar ninguém sem resposta.

6:Você acredita que os brasileiros estão se interessando mais por nossos novos autores, ou que ainda existe certo preconceito literário por parte do leitor?

Maurício Gomyde:Acho que ainda existe preconceito. Mas vamos botar a mão na massa e diminuí-lo! rs No que depender de mim, vou sempre tentar escrever boas histórias.

7. Para você, qual a importância da literatura e do hábito de ler?

Maurício Gomyde:Acho que a literatura é a possibilidade de você fugir da monotonia e da realidade cruel do dia-a-dia. Isso é maravilhoso, porque torna a vida mais gostosa de se viver. Além disso, a gente sempre aprende com os livros, nos tornamos mais interessantes, com mais assunto...rs. Só sei que eu recomendo muito esta arte. Da mesma forma que recomendo o cinema e a música. Como disse, não consigo viver sem isso.

8.Conte pra gente um pouquinho dos seus planos futuros na área literária.

Maurício Gomyde: Eu tenho um livro pronto, chamado "Infelizes para Nunca". Mas resolvi lançar um outro antes, e o farei em novembro deste ano ainda. Mas este não tem nome... é surpresa. rs

9. Você está trabalhando em algum novo projeto no momento? Se sim, conte um pouquinho sobre ele.

Maurício Gomyde:O projeto novo é um romance. Não é tão engraçado quanto o primeiro. É um romance mesmo, e acho que ficou bem legal. Aos poucos vou soltar os book trailers e os teaseres. Tudo no meu blog, que é o www.mauriciogomyde.com. Aguardem!!!

**Angélica, te agradeço imensamente pela oportunidade aberta pelo blog e no que quiser, estou à disposição!!! Obrigado e um beijo. Saúde e paz, sempre!

Ps: Eu que te agradeço, Mauricio Gomyde, pela atenção, disposição que teve com o blog Anime Daiki! Agradeço imensamente pela sua colaboração com o espaço, aproveitando para desejar sucesso em sua trajetória e deixar registrado que estamos na espera por novas obras, novos encontros. Obrigada mesmo!

O Blog do autor traz outras entrevistas, resenhas e afins. Faça uma visita http://www.mauriciogomyde.com/

8 comentários:

  1. Muito boa a entrevista!

    ResponderExcluir
  2. Me interessei pelo livro me pareceu muito interessante só pela que está linda!

    Muito boa a entrevista também gostei.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela Entrevista angel, foi muito boa gostei muito!

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a matéria com o escritor gostei muito!

    ResponderExcluir
  5. Que legal a entevista adorei gostei muito mesmo, agora além das entrevistas cosplay tem as com escritores muito bom adorei mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Que bom que gostaram da entrevista, eu adorei também e o Mauricio é um amor pois foi um doce comigo quando eu mandei a entrevista a ele!

    Assim que o livro chegar farei resenha pra vocês *O* Estou maluquinha pra ler "O Mundo De Vidro"

    ResponderExcluir


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!



Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.