quarta-feira, 29 de junho de 2011

Entrevista Escritores: Melissa Souza

Nome: Melissa Souza
Cidade/Estado: Jundiaí/São Paulo

Um livro:
Acontece (Crônicas) de Laé de Souza
Um autor:
Marian Keyes

Uma música:
Demi Lovato - Untill You're Mine
Uma banda:
Bella Guima

Um filme:
Desventuras em Série
Um ator:
Johnny Depp
Uma atriz:
Lara Croft

Defeito:
Perfeccionista
Qualidade:
Sinceridade

Uma frase:
Nunca deixe o medo de errar te impedir de jogar (A Nova Cinderela)


Mini Biografia: Nasci em Jundiaí – SP, no dia 3 de Agosto de 1994. Atualmente moro em Várzea Paulista – SP com minha mãe, meu irmão e meu padrasto. Meu pai mora com a sua mulher e uma enteada em Extrema, uma cidadezinha pequena e maravilhosa que fica no sul de Minas, onde eu costumo passar a maior parte das minhas férias.
Desde pequena, sempre gostei de ler e escrever. O tempo só alimentou ainda mais o meu sonho de me tornar escritora. Hoje, eu tento satisfazer todos meus gostos e desenvolver minhas principais qualidades com cursos e estudo.
Adoro sair para me divertir com os meus amigos, acho que o que importa é ser feliz, estar ao lado daqueles que te fazem sentir bem e curtir a vida enquanto se é jovem e pode tirar proveito disso!


LIVROS ESCRITOS: Escrito tem vários...! Mas Momentos Dos Delírios é o primeiro que eu publico!
Entre os que escrevi, se destacam:


* Momentos dos Delírios (Romance Juvenil - Editora Ryoki Inoue)
* Sob Os Olhos de Natasha (Romance Gótico - pretendo publicar em 2012)
* Bate Forte o Coração (Infanto-Juvenil, em forma de diário. Estou reescrevendo no momento!)



Um Pouco mais Sobre "Melissa Souza"

1. Quando e como você resolveu que queria se tornar escritora? Você teve o apoio de alguém em especial?
 
Melissa Souza: A partir do momento que tive contato com a leitura senti a necessidade de escrever, foi automático. Eu tinha nove anos, e nunca mais parei! Minha mãe sempre me ajudou, ao mesmo tempo que lutou para colocar meus pés no chão, já que eu pretendia viver só disso. Tem também a minha professora de português chamada Valéria, ela me incentivou muito. E meu professor Nereu, que resgatou esse meu sonho.

2. Como surgiu a ideia de escrever um livro?
 
Melissa Souza: Depende, qual livro? Kkkk... Vamos focar Momentos dos Delírios, afinal é o único publicado e tal.
Eu queria escrever algo que abordasse vários problemas que afligem o cotidiano dos adolescentes de forma que o leitor, dessa mesma faixa etária, pudesse ler e compreender e, principalmente, rir. Pelo jeito eu consegui...


3. Como foi o processo de pesquisa para a criação do livro? Ao começar a escrever, você se inspira em alguma obra, filme ou pessoa?

Melissa Souza: Eu abordo assuntos como AIDS, gravidez na adolescência, homossexualidade e etc, mas eu não aprofundo conhecimentos, apenas passo por eles. Mesmo assim, precisei fazer algumas pesquisas para compreender melhor sobre o que eu estava escrevendo. Além disso, fiz entrevista com jovens por meio de enquetes, estudei o comportamento deles e, para me inspirar, li trechos dos meus diários antigos e assisti filmes. Gosto de vivenciar o que meu personagem vive, gosto de sentir o que ele sente; uma técnica interessante é ouvir música enquanto escrevo.

4. Sabemos que no Brasil é um pouco complicado lançar um livro. Como foi esse processo pra você? Quais etapas seguiu? O que você sentiu ao ver seu livro impresso?

Melissa Souza: Com toda a certeza, é complicadíssimo, é preciso correr atrás de apoio e investir muito. Quando criança, procurei várias editoras e gráficas. mas reconheci que ainda tinha muito o que melhorar. Mesmo tendo meu livro escrito, preferi enviá-lo em PDF para apresentar às editoras. Enviei-o para 5, e nenhuma recusou publicá-lo. Mas então entra a parte dos gastos, de início, nenhuma editora arca com todos os gastos. Mas consegui fechar acordo com uma, a Ryoki Inoue, onde não precisei pagar a edição desde que vendesse os primeiros 150 livros. Quando segurei-o nas minhas mãos, mesmo que não era exatamente do jeito que imaginei, foi uma emoção inexplicável.

5. Se você conseguiu ter seu livro publicado. Como foi ver o primeiro exemplar impresso, saber que ele iria chegar ao público?
 
Melissa Souza: Isso era meu sonho, e eu não pretendia realizá-lo tão cedo. Achava que tinha muito o que melhorar, principalmente porque minhas professoras posteriores não me davam o mesmo incentivo que a Valéria. Meus amigos falavam que o que eu escrevia era bom, mas só me convenci quando vi esse reconhecimento de pessoas desconhecidas e profissionais. Eu passei noites sem dormir, emagreci de tanta ansiedade. Não sabia como contar a novidade aos outros, muitos nem sabiam que eu escrevia, outros achavam que eu não tinha a capacidade de publicar algo bom. Ainda sofro muito com tal preconceito, por ter apenas 16 anos. Meu livro foi exposto na Bienal de São José dos Campos e, da estande do meu editor, foi um dos que mais vendeu. Mesmo que não pude estar presente, vibrei de felicidade. Eu queria poder ter contato com cada um dos meus leitores, pois não tem coisa melhor do que receber a admiração de alguém.

6. Você acredita que os brasileiros estão se interessando mais por nossos novos autores, ou que ainda existe certo preconceito literário por parte do leitor?
 
Melissa Souza: Quando você encontra alguém que gosta de ler, geralmente ela aprecia obras do século XX para trás. Leitores atuais leiam mais revistas ou artigos de internet. Poetas e cronistas recebem mais atenção do público. Autores de quadrinhos (meu namorado desenha mangás) quase não são lembrados. A tecnologia avançou tanto que afastou as pessoas da leitura, já que este não é mais um dos únicos meios de lazer e distração. É preciso resgatar o gosto pela leitura.

7. Para você, qual a importância da literatura e do hábito de ler?
 
 Melissa Souza: Quem lê tem um vocabulário mais rico e, portanto, se expressa melhor; adquiri conhecimento; aprende a interpretar, o que lhe beneficia na hora de responder aquelas questões gigantescas de vestibular. Sem falar que aquele que lê de verdade, se desliga do mundo real, estimula a imaginação, então a leitura trabalha o relaxamento e a concentração também.

8.Conte pra gente um pouquinho dos seus planos futuros na área literária.
 
Melissa Souza: Parar de escrever é impossível. Procuro sempre desenvolver mais essa habilidade com leitura e estudo. Tenho preferência em escrever ficções juvenis, mas penso em publicar uma biografia, um livro infantil e livros didáticos. Adoraria trabalhar numa editora, num jornal, numa revista, numa escola, etc. Pretendo fazer faculdade de psicologia e vou, de algum modo, associar isso com a escrita. Já fiz um curso de escrita literária, e pretendo fazer outros que trabalhem a imaginação, como teatro.
9. Você está trabalhando em algum novo projeto no momento? Se sim, conte um pouquinho sobre ele.
Escrevi um pequeno romance gótico de 80 folhas denominado Sob Os Olhos de Natasha. É o próximo livro que pretendo publicar, para agradar o outro lado do meu público. Ele é narrado pela personagem principal, uma jovem do ensino médio que sofre com um amor platônico e desenvolve problemas mentais relacionados a psicopatia e distúrbios devido aos traumas que obtém no decorrer da vida.

CONTATOS DO AUTOR
Blog pessoal:
estoriasqueameinventa.blogspot.com
Para saber mais sobre o livro: momentosdosdelirios.blogspot.com
Para saber mais sobre o próximo livro que publicarei: sobosolhosdenatasha.blogspot.com


P.S: Não esqueção de comentar a Resenha que fiz do livro da Melissa Momentos dos Delírios

8 comentários:

  1. Também gostei dessa entrevista! :g

    ResponderExcluir
  2. Eu também gostei da entrevista

    ResponderExcluir
  3. Muito bonita a autora! Gostei da entrevista também muito legal as respostas dela!

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Parabéns pelo blog e pela entrevista, MAS...

    Como uma garota pode se afirmar "perfeccionista" quando não consegue diferenciar personagem (Lara Croft)da atriz (Jolie)?!

    Ah, TemAlgumaCoisaErrada nisso aí!


    Na pergunta 7, o correto é "adquire", com 'e', não com 'i'.

    Sei que provavelmente pareço ser chato com esses detalhes, mas se estou apontando falhas, é SEMPRE para melhorar o conteúdo, afinal de contas eu li toda a matéria, escrevi o comentário, portanto acho q minha opinião tem algum valor.

    Abraços
    Conheça meu blog também
    www.temalgumacoisaerrada.blogspot.com




    você que é blogueiro sabe a importância de um comentário. nunca se esqueça de comentar no blog dos outros também!

    ResponderExcluir
  5. Tem Alguma Coisa Errada: Sua Opinião tem valor é claro seja critica ou elogio desde que não haja falta de respeito com o Autor e com o blog.

    Bom Sobre a Autora não saber diferenciar entre Lara Croft e Jolie é ela que tem que responder o porquê usou o nome de uma personagem da Atriz em vez do seu nome, e sobre o erro de português todo mundo erra seja professor escritor, blogueiro.

    Sobre comentário, eu sempre retorno o comentário de quem passa aqui pelo blog então não se preocupe com isso que passarei no seu blog.

    ResponderExcluir
  6. TemAlgumaCoisaErrada:

    Deixa eu me explicar (rs).

    Na realidade, não sou fã de nenhuma atriz/ator, mas já que caiu na entrevista coloquei o primeiro nome que me veio a mente, que foi essa mulher, mas eu só lembrava do nome da personagem e não estava com saco p/ pesquisar no google. O importante é que entenderam minha intenção.

    E quanto o meu erro, me perdoe! Não revisei as respostas antes de enviar para a Angel, e acredito que ela também nem notou. Mas, como ela mesma disse, todo mundo erra! Por isso que tem um carinha que revisa todo o seu livro antes de publicar! Vai pensando que só por que é escritor que escreve tudo perfeitinho...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Oi meninas, Angel, Melissa.

    Desculpe meu excesso de perfeccionismo, eu sei que isso às vezes é muito chato.

    Obrigado também pelas respostas, vocês são SUPER simpáticas

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. ✔Tem alguma coisa: Criticas são bem aceitas, não é só de elogio que as coisas andam. Apareça mais vezes no blog!

    Obrigada pelo Comentário
    BeIjInHoS ٩(•̮̮̃•̃)۶

    ResponderExcluir


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!



Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.