quarta-feira, 27 de julho de 2011

Entrevista Escritores: Josy Tortaro

 Nome: Josy Tortaro
Cidade/Estado: Franca/SP

Um livro: Orgulho e Preconceito
Um autor: J. R. R. Tolkien

Uma música: Garganta – Ana Carolina
Uma banda: Capital Inicial

Um filme: Um Amor para Recordar
Um ator: Johnny Depp
Uma atriz: Angelina Julie

Defeito: Esquecer da vida quando está com um livro em mãos
Qualidade: Busco sempre fazer o melhor

Uma frase: “Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode ter ouvido capaz de ouvir e entender estrelas” – Via Láctea, Soneto XIII, último verso – Olavo Bilac


Mini Biografia: Nascida em 19 de fevereiro de 1983, em São Paulo capital, se mudou para Sertãozinho, interior do estado, aos 7 anos. Aos 15 anos descobriu o mundo encantado dos livros e da escrita. Desde cedo escreveu poemas e até romances adolescentes que nunca publicou. Em 2005 se formou no curso de Comunicação Social habilitação em Publicidade e Propaganda. Na carreira, se especializou em redação e por isso atuou como jornalista, assessora de imprensa, redatora publicitária, revisora, webwriter e roteirista. Teve novas ideias para escrever um livro publicável, porém por falta de tempo adiou o sonho. No dia 2 de setembro de 2007 se casou com Luciano Tortaro. Em 2010 se mudou para Franca onde teve oportunidade de trabalhar no tão sonhado projeto de escrever um romance. Criou a Saga Os Quatro Elementos.

LIVROS ESCRITOS:

Marcada a Fogo
Filho da Terra
Ilha de Ar (escrevendo)


Um Pouco mais Sobre "Josy Tortaro"


1. Quando e como você resolveu que queria se tornar escritor? Você teve o apoio de alguém em especial?
Josy Tortaro: Na adolescência. Minha melhor amiga, Josy Picáccio, foi a primeira a incutir a ideia em mim. Chegamos a escrever juntas, mas nossas vidas partiram por caminhos diferentes e eu segui escrevendo sozinha. Mas nunca pensei em publicar até agora.

2. Como surgiu a ideia de escrever um livro?
Josy Tortaro:Pode parecer estranho, mas eu nunca escrevi nada além de livros. Algumas poesias de vez enquanto, porém eram mais um desabafo, uma maneira de expressar meus sentimentos. Até mesmo contos eu escrevi muito pouco. Mas nunca achei que alguma de minhas histórias valessem a pena como agora. Estou feliz em compartilhar uma ideia na qual eu realmente acredito. Estou apostando todas as minhas fichas nela. E também sei que meu próprio amadurecimento me permite arriscar a publicação.

3. Como foi o processo de pesquisa para a criação do livro? Ao começar a escrever, você se inspira em alguma obra, filme ou pessoa?
Josy Tortaro:As primeiras ideias sobre a série sugiram com muito esforço. Como eu disse anteriormente, nunca achei que minhas histórias valiam a pena. Escrevia apenas porque gostava. Fazia um bom tempo que eu não escrevia quando decidi não desistir desse sonho. Meu marido me apoiou e sugeriu que eu escrevesse sobre fantasia. Sempre achei o tema fascinante, porém difícil de ser inovador. Pensei durante três dias sem parar até que o início dessa saga se desenhou em minha cabeça. Daí até a elaboração do livro vou uma luta interna, frustração e insegurança. Porém agora eu acredito que esteja no ponto certo. Grandes autores me inspiram, assim como filmes e, claro, personalidades de pessoas que conheço. Para escrever, faço pesquisa o tempo todo. Procuro chegar o mais próximo da realidade possível.

4. Sabemos que no Brasil é um pouco complicado lançar um livro. Como foi esse processo pra você? Quais etapas seguiu? O que você sentiu ao ver seu livro impresso?
Josy Tortaro:Realmente, é bastante burocrático. Por isso demorei muito para começar a correr atrás da publicação. Enquanto isso, fui escrevendo sem pausa. Mas eu acredito que tive sorte. Antes de mais nada, eu queria saber como o livro repercutiria. Por isso, criei as redes sociais específicas. Em uma semana o twitter já tinha 500 seguidores. Comecei a receber propostas de parcerias e pessoas interessadas em comprar a obra. Em três semanas, conheci um outro escritor, Marcelo Paschoalin, que apadrinhou o livro e me indicou a Editora Literata que, extraordinariamente depressa, avaliou o livro e fechamos contrato. Marcada a Fogo, o primeiro volume da série será publicado em alguns meses. Ainda precisamos confirmar a data antes de divulgar.

5. Você acredita que os brasileiros estão se interessando mais por nossos novos autores, ou que ainda existe certo preconceito literário por parte do leitor?
Josy Tortaro:Acho que além do preconceito que ainda existe com o que é nosso, nossas editoras também não valorizam autores nacionais e dificultam a publicação de obras nacionais. Por isso, a divulgação sobre obras estrangeiras é muito maior. A maioria de ótimos escritores brasileiros não são conhecidos nem por 10% da população. Por isso contamos com o apoio imprescindível dos blogs literários para ajudar a propagar a cultura nacional.

6. Para você, qual a importância da literatura e do hábito de ler?
Josy Tortaro:Além de educação, aprendizado de nossa língua e nossa própria cultura, também é um aprendizado de vida, um exercício cerebral que os anos irão nos cobrar mais tarde. A literatura é a conservação de nossa raiz.

8. Conte pra gente um pouquinho dos seus planos futuros na área literária.
Josy Tortaro:Não pretendo parar de escrever. Já tenho novas ideias e, por enquanto, manterei a linha de fantasia. Pretendo terminar a saga nos próximos meses e em seguida partir para a nova história, totalmente diferente dessa primeira. As ideias possuem um fluxo próprio que barreira nenhuma pode conter.

9. Você está trabalhando em algum novo projeto no momento? Se sim, conte um pouquinho sobre ele.
Josy Tortaro:Estou trabalhando no terceiro volume da série. Mas já tenho o enredo do último pronto. Tenho outras ideias anotadas, mas nada muito concreto. Porém, quando houver novidades, estarei atualizando as redes.

CONTATOS DO AUTOR

E-mail: josytortaro@gmail.com
Msn: josyalcantara@hotmail.com
Orkut: Josy Tortaro
Twitter: www.twitter.com/josytortaro
Facebook: www.facebook.com.br/josytortaro
Skoob: http://www.skoob.com.br/usuario/327924-josy-tortaro
MySpace: www.myspace.com/josytortaro
Site: http://josytortaro.blogspot.com

Redes Sociais da Saga Os Quatro Elementos

Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=107922565
Twitter: http://www.twitter.com/S_Os4Elementos
Página Oficial no Facebook: http://www.facebook.com.br/sagaosquatroelementos
Páginas no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/161609-marcada-a-fogo
http://www.skoob.com.br/livro/161610-filho-da-terra
http://www.skoob.com.br/livro/167046-ilha-de-ar
http://www.skoob.com.br/livro/175367-universo-de-gua
Blog: http://sagaosquatroelementos.blogspot.com

4 comentários:

  1. Obrigada, Angel, pela entrevista!
    Ficou linda! Demais!!!
    Espero que seus leitores gostem!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista e a autora me parece ser muito simpatica o que deixou a entrevista mais gostosinha de ler.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista também, muito sucesso a autora e continue trazendo boas entrevistas para seu blog! :g

    ResponderExcluir
  4. Josy: MAs é claro que elas vão gostar!

    Matheus e Anelise: Obrigada e que bom que gostaram, a autora é um amor! \o/

    P.S : Obrigada pelos comentários meus lindos ♥ sem eles meu blog não é nada!

    ResponderExcluir


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!



Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.