quinta-feira, 14 de julho de 2011

Crítica Sobre: Raízes e Asas - A busca pela Sabedoria do Caminho {livro}

"...Minhas asas permitem meu voo, mas é o meu coração o que me torna livre. Sem o consentimento de meu coração, sou escravo de meus desejos, atado à terra. E a liberdade nunca passará de um sonho distante no infinito. É preciso um grande amor para dissolver as correntes do egoísmo e permitir enxergar além das aparências...Entendei: A liberdade é mais um sentimento que uma possibilidade..." (Pg. 126)


O livro a história de um pássaro migratório chamado Branno e de um pinheirinho solitário. Branno viaja com seu bando em busca de novos locais onde possam se estabelecer e que possuam alimento suficiente para prover o sustento do grupo, enquanto em um vale outrora ocupado por uma linda e densa floresta, um único pinheirinho vive totalmente sozinho em um imenso deserto. Juntos, eles constroem uma forte amizade e recebem um renovo em suas vidas através das experiências cotidianas de ambos e encontram a alegria.

Raízes e asas nos faz refletir questões e comportamentos. O que estamos fazendo? Como destruímos o nosso planeta? E ainda como podemos nos tornar um "ser mais humano"?

O livro é intenso e aborda uma questão atual e de extrema importância como a ação do homem pode influenciar no destino de tantas espécies?

Uma fábula sobre permanecer e partir, seguir os sonhos, realizá-los. Plantar uma semente para mudar o futuro, pode ser uma árvore, ou uma atitude que ajude não somente uma pessoa, mas também a sociedade. 

Uma coisa super interessante, é o material do qual o livro é feito, que é de papel reciclado, foi uma surpresa, pra mim ver as folhas do livro assim, já que eu nunca tinha visto um livro de material reciclado, e vi que essa ideia é de uma certa forma ótima, porque assim, estamos poupando a natureza! Ah! e combinou perfeitamente com a história do livro!

Tenho que confessar que não sou fã de livros auto-reflexivos, isso não é a justificativa, pois o livro é bom, muito bem escrito e com uma história bem desenvolvida, onde o autor consegue mostrar de uma forma poética como o caminho é denso e doloroso durante a vida.
 
AVALIAÇÃO



Livro: Raízes e Asas - A busca pela Sabedoria do Caminho
Autor: Ronaldo Luiz Souza

Paginas: 156
Editora: Usina de Letras

Sinopse: Um pássaro migratório em busca da sabedoria. Um pinheirinho solitário em um vale deserto. Estes são os personagens desta cativante e envolvente estória que nos revela a essência de verdades universais e nos desperta para a preciosidade da vida, da alegria e do amor.
Uma estória simples, contada de forma a cativar milhares de leitores ao redor do mundo. Uma estória que espelha nossas mais profundas dúvidas e nos lança a uma reflexão íntima sobre nossas vidas, nosso ontem e nosso amanhã, aproximando-nos da sabedoria e da arte da liderança, da liberdade e da conquista de um sonho.
“Raízes e Asas” começa com a devastação de uma floresta milenar em um vale cercado por montanhas. Refúgio de pássaros migratórios que fazem dali um local de descanso nas migrações entre hemisférios, o vale deserto torna-se o cenário do encontro de dois personagens apaixonantes, de mundos completamente diferentes: Um pássaro migratório e um pinheirinho solitário.
Conseguir respostas e utilizá-las para reconstruir sua identidade e reorientá-lo em seu caminho. Esta é a sabedoria que o migrante Branno busca colher a cada bater de asas. Cercado de perigos em sua jornada, ferido e incapaz de voar, ele se vê forçado a ficar ilhado por todo o inverno num vale deserto. Ali conhece um amigo especial, um pinheirinho, e juntos partilham seus sonhos e esperanças, encorajando-se mutuamente.

3 comentários:

  1. Não lembro de ler fabula atualmente, mas me pareceu um ótimo livro!

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito deste livro!
    Muito boa sua resenha gostei muito :g

    ResponderExcluir
  3. P.S : Obrigada pelos comentários meus lindos ♥ sem eles meu blog não é nada!

    ResponderExcluir


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!



Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.