quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Entrevista Escritores: Luciane Rangel

Nome: Luciane Rangel
Cidade/Estado:
Belford Roxo - RJ

Um livro:
Impossível escolher um livro só.
Um autor:
Pode ser dois? Khaled Hosseini e Luis Fernando Veríssimo.

Uma música:
Não dá pra escolher só uma, sou movida à música! =)
Uma banda:
Legião Urbana

Um filme:
Avatar
Um ator:
Tom Hanks
Uma atriz:
Sandra Bullock

Defeito:
Teimosia
Qualidade:
Sinceridade

Uma frase:
"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."
Albert Schwweitzer

Mini Biografia: Luciane Fernandes Rangel de Freitas - ou apenas "Luciane Rangel" - faz parte da geração que conheceu e se encantou com a cultura japonesa, que até hoje vem se espalhando por todos os continentes. Aprendeu com a criatividade oriental a desenvolver histórias originais, cativantes e bem estruturadas que logo repercutiram pelos fóruns e sites de relacionamento da web. Cursou Magistério no Ensino Médio, formou-se em Direito e hoje é professora

LIVROS ESCRITOS:
"Guardians", que para publicação foi dividido em três volumes, sendo o 1 e o 2 já publicados e o 3º com lançamento para setembro.



Um Pouco mais Sobre "Luciane Rangel"

1. Quando e como você resolveu que queria se tornar escritor? Você teve o apoio de alguém em especial?
Luciane Rangel
: Comecei a escrever há uns sete ou oito anos, mas era apenas um hobby. Não tinha pretensões em algum dia publicar um livro. Esse desejo veio apenas com Guardians, que foi a primeira história que publiquei na internet e me surpreendi com o público que conquistei. Tive muito apoio dos meus leitores e amigos e, em especial, do meu pai Mailton Rangel, que também é escritor.

2. Como surgiu a ideia de escrever um livro?
Luciane Rangel: Como disse na resposta anterior, não escrevi Guardians com pretensões de algum dia torná-lo livro. Mas a ideia de publicá-lo veio com o incentivo de meus leitores.

3. Como foi o processo de pesquisa para a criação do livro? Ao começar a escrever, você se inspira em alguma obra, filme ou pessoa?
Luciane Rangel: Guardians teve uma inspiração muito forte na cultura japonesa, e duas personagens - Shermmie e Hikari - foram uma forma de homenagem a duas amigas minhas, sendo uma delas (Shermmie) inspirada na Ana Claudia Coelho, desenhista da série.
Tive um trabalho muito intenso de pesquisa pra compor Guardians, por se tratar de uma história com doze protagonistas de diferentes nacionalidades e crenças. Para não deixar "furos", li muito a respeito de cada uma dessas características, além de estudar a geografia e a cultura do Japão e Astrologia.

4. Sabemos que no Brasil é um pouco complicado lançar um livro. Como foi esse processo pra você? Quais etapas seguiu? O que você sentiu ao ver seu livro impresso?
Luciane Rangel: Complicado demais! Publicar um livro de forma independente é caro e trabalhoso e, depois do livro pronto, o trabalho e os gastos apenas aumentam. Porém, como todo sonho, é um sacrifício que vale muito a pena. A emoção de ver seu livro pronto e de ter uma resposta positiva dos leitores é algo indescritível.

Com relação às etapas, após o registro da obra na Biblioteca Nacional, enviei o original para inúmeras editoras com pedido de orçamento e a Lexia foi a que melhor atendeu às minhas expectativas.


5. Se você conseguiu ter seu livro publicado. Como foi ver o primeiro exemplar impresso, saber que ele iria chegar ao público?
Luciane Rangel: Foi uma emoção forte demais. Fiquei como uma boba folheando o livro de um lado pro outro, relendo trechos, olhando a capa... Até hoje volta e meia fico "namorando" o livro.

6. Você acredita que os brasileiros estão se interessando mais por nossos novos autores, ou que ainda existe certo preconceito literário por parte do leitor?
Luciane Rangel: Acredito que este preconceito esteja diminuindo, e boa parte dos créditos disso é dos blogs literários que dão espaço a nossa literatura. No entanto, ainda não damos o merecido valor ao que é nosso, o que é uma pena.

7. Para você, qual a importância da literatura e do hábito de ler?
Luciane Rangel: O hábito da leitura é um fator de muita importância na formação cultural do indivíduo. Aumenta a capacidade de interpretação e argumentação, a bagagem cultural e, claro, é algo que nos proporciona a sensação de viajar por incontáveis mundos sem sair do lugar. Não é a toa que, quanto mais desenvolvido for o país, maiores são as médias de livros lidos por pessoa.
Citando Monteiro Lobato: "Um país se faz com homens e livros".


8.Conte pra gente um pouquinho dos seus planos futuros na área literária.
Luciane Rangel: Quero continuar a escrever, publicar minhas histórias e, através delas, alcançar o maior número possível de pessoas.

9. Você está trabalhando em algum novo projeto no momento? Se sim, conte um pouquinho sobre ele.
Luciane Rangel: Atualmente, estou muito focada em Guardians e não tenho tido tempo pra me dedicar a outros projetos. Tenho outras histórias iniciadas e finalizadas e espero em breve poder trabalhar com alguma delas, ou iniciar algo novo. Tenho muita coisa em mente, só falta tempo pra me focar em algo e só poderei fazer isso após concluir a publicação dos 3 volumes de Guardians.


4 comentários:

  1. Adorei o convite para essa entrevista. Muito obrigada, querida Angel! =)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não terminei de ler Guardians, mas pelo pouco que já li, afirmo com certeza de que estamos falando a respeito de uma pessoa que sabia o que estava fazendo! :)
    A Lucy é ótima!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista! Para quem gosta de anime como você é um ótimo de um livro, foi o que me pareceu!
    Beijos :g

    ResponderExcluir
  4. Luciane, Mare e Anelise: Obrigada pelos comentários mminhas queridas <3

    Sucesso pra Lu!
    Beijokas da Angel ;)

    ResponderExcluir


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!



Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.