quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Entrevista Escritores: Marcelo Paschoalin

Nome: Marcelo Paschoalin
Cidade/Estado: Santo André-SP
Um livro:
Duna, de Frank Herbert
Um autor:
Machado de Assis

Uma música:
Lady of Shalott, de Loreena McKennit
Uma banda:
Celtic Woman

Um filme:
Moulin Rouge
Um ator:
Johnny Depp
Uma atriz:
Cate Blanchett

Defeito:
Teimosia
Qualidade:
Perseverança

Uma frase:
"Se fosse fácil, não teria graça."


Mini Biografia: "Marcelo Paschoalin nasceu em 4 de janeiro de 1980 na cidade de Santo André-SP. Autor publicado desde 2003, é casado, formado em Psicologia e é um estudioso das artes lúdicas e sua relação com a criatividade."


LIVROS ESCRITOS:

Eriana - Filha da Morte e Vida
A última Dama do Fogo
Anel Elemental: o Legado
1887: Sob o sol do Novo México
Anel Elemental: a Nova Era
Aventura e Magia
Dark Fate



Um Pouco mais Sobre "Marcelo Paschoalin"

1. Quando e como você resolveu que queria se tornar escritor? Você teve o apoio de alguém em especial?
Marcelo Paschoalin:
As histórias encantam, e poder contá-las nos permite ser algo mais que nós mesmos. A razão para isso é que transcendemos a barreira do ser ao doarmos parte de nossa criação a quem nos lê. Contadores de histórias, para mim, sempre foram pessoas maravilhosas e, agora que posso me considerar um deles, espero poder ser digno desse legado milenar.
Com relação a quem me apoiou, não há como identificar somente uma pessoa. Família e amigos sempre estiveram por perto, e foi de lá que tive todo o apoio necessário.


2. Como surgiu a ideia de escrever um livro?
Marcelo Paschoalin: A ideia partiu da vontade de colocar no papel as histórias que só eu sabia. De início não imaginava que meus escritos chegariam a ser publicados, mas segui em frente contando as histórias que me eram caras, até que, finalmente, eu tive material suficiente para poder chamar de livro.

3. Como foi o processo de pesquisa para a criação do livro? Ao começar a escrever, você se inspira em alguma obra, filme ou pessoa?
Marcelo Paschoalin: A busca pela inspiração é a preparação, seja ouvindo música, assistindo a filmes ou lendo. Mas as histórias não nascem porque eu quero escrevê-las - ao contrário, elas tomam vida própria antes de eu escrever a primeira palavra, ao ponto de, ao me decidir realmente escrever, a narrativa flua por si só. Houve bastante pesquisa prévia para escrever "A última Dama do Fogo", mas "Eriana - Filha da Morte e Vida" surgiu como algo mais espontâneo.

4. Sabemos que no Brasil é um pouco complicado lançar um livro. Como foi esse processo pra você? Quais etapas seguiu? O que você sentiu ao ver seu livro impresso?
Marcelo Paschoalin: Meus primeiros livros foram publicados por uma editora comercial, então tive todo aquele processo de aguardar a análise, na expectativa de gostarem do que eu tinha colocado no papel. Foi escrever, revisar, encaminhar, aguardar, receber uma ligação falando do livro e convidando para uma reunião, assinar o contrato, ter o livro em mãos. Com os livros de publicação independente, o processo é diferente, mas a sensação é sempre a mesma: ver o livro impresso em mãos, podendo folheá-lo, é como ter uma parte de você mesmo, antes intangível, em suas mãos.

5. Como foi ver o primeiro exemplar impresso, saber que ele iria chegar ao público?
Marcelo Paschoalin: Foi como se o mundo parasse por alguns segundos enquanto eu contemplava o trabalho diante de mim.

6. Você acredita que os brasileiros estão se interessando mais por nossos novos autores, ou que ainda existe certo preconceito literário por parte do leitor?
Marcelo Paschoalin: Leitor não tem preconceito (ou, ao menos, acho difícil que tenha). O que ainda há é preconceito por parte de editoras que acabam por buscar autores estrangeiros enquanto ignoram o potencial que temos em solo brasileiro. Felizmente isso parece estar mudando.

7. Para você, qual a importância da literatura e do hábito de ler?
Marcelo Paschoalin: Para responder a isso, recorro ao mestre Quintana: "Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas."

8.Conte pra gente um pouquinho dos seus planos futuros na área literária?
Marcelo Paschoalin: Eriana - Filha da Morte e Vida? será lançado em 23 de julho. A antologia ?Eu Acredito: Fadas e Duendes? que organizei deve ser lançada em meados de agosto. Além disso, estou confirmado como autor nas antologias ?Olympus: Histórias da Mitologia?, ?Histórias Fantásticas 3? e ?Histórias Fantásticas 4?. Pode ser que ainda figure em outras antologias, ou mesmo que tenha novidades acerca da continuação de ?A última Dama do Fogo? (faltam dois capítulos para eu terminar de escrevê-la), mas manterei vocês informados.

9. Você está trabalhando em algum novo projeto no momento? Se sim, conte um pouquinho sobre ele.
Marcelo Paschoalin: Os leitores pediram uma continuação para o livro "A última Dama do Fogo," então é esse o projeto no qual estou focado. As perguntas que ficaram ao ler o primeiro livro serão finalmente respondidas, talvez de maneiras que eles nunca imaginariam ser possível.

4 comentários:

  1. Ele já esta com o 2° livro Oo'
    Só conhecia a 1° ...
    Mas é sempre bom ter novidades e essa entrevista esta fantastica
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Já tinha ouvido falar de A última dama do fogo *-* Eriana também tem uma capa muito legal, fiqueei com vontade de ler :D

    Beijoo, nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei da entreviste bem interessante! E quando vai ter resemja dos livros do autor aqui?
    Beijos :g

    ResponderExcluir
  4. Angela: Fico tão feliz de saber que gostou da entrevista!

    Nanda: Obrigada pelo comentário querida>..<

    Anelise: Que bom que gostou >.< Bom eu não sei se vai ter resenha dos livros aqui querida =S

    Obrigada pelos comentários meus queridos <3
    Beijokas da Angel ;)

    ResponderExcluir


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!



Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.