quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Entrevista Escritores: Fábio Guolo

Nome: Fábio Guolo  
Cidade/Estado: Curitiba/PR
 

Uma música: Afforddiction.  
Uma banda: Krucipha
 

Defeito: Teimosia  
Qualidade: Perfeccionista
 

Uma frase: Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje.


Mini Biografia: Fábio Guolo nasceu em 1979 em Gravataí, região metropolitana de Porto Alegre/RS e mora há mais de 10 anos em Curitiba/PR. Estudou Física na Universidade Estadual de Londrina e Sistemas de Informação na Faculdade Santa Cruz de Curitiba. Atualmente trabalha como Analista de Sistemas VoIP em uma multinacional americana. É mestre de RPGs de mesa há mais de 15 anos. Draco Saga, sua obra de estreia, foi inspirada pelas inúmeras histórias criadas e contadas a seus amigos ao longo dos anos de RPG.

LIVROS ESCRITOS: Draco Saga: O Despertar (Vol. 1)



Um Pouco mais Sobre "Fábio Guolo"

1. Quando e como você resolveu que queria se tornar escritor? Você teve o apoio de alguém em especial?

Fábio Guolo:
Não resolvi. Apenas tive a ideia base da história e depois de defini a premissa principal comecei a escrevê-la com o apoio da família e amigos.

2. Como surgiu a ideia de escrever um livro?

Fábio Guolo: Em 2005 depois de 10 anos mestrando RPGs de mesa para vários grupos de jogadores, senti a necessidade de escrever minha própria história que não se restringisse apenas aos amigos jogadores. A idéia base veio do RPG e a Draco Saga será como se fosse os primórdios de uma das muitas campanhas que mestrei.
3. Como foi o processo de pesquisa para a criação do livro? Ao começar a escrever, você se inspira em alguma obra, filme ou pessoa?

Fábio Guolo: O pesquisa foi árdua. Ainda bem que hoje temos internet pra isso. As minhas inspirações são todas as coisas que rodeiam minha vida de forma mais assídua: literatura, cinema, séries de TV, etc...

4. Sabemos que no Brasil é um pouco complicado lançar um livro. Como foi esse processo pra você? Quais etapas seguiu? O que você sentiu ao ver seu livro impresso?

Fábio Guolo: Bem... a minha produção foi 100% independente. Nunca gostei de depender de ninguém para fazer minhas coisas acontecerem e com meu livro não foi diferente. Em vez de esperar meses pela boa vontade de uma editora que havaliaria meu livro sem me dar garantia nenhuma eu preferi bancar tudo e esperar pela havaliação dos leitores. O resultado têm sido deveras gratificante e agora é que começo a pensar em procurar uma editora.

5. Se você conseguiu ter seu livro publicado. Como foi ver o primeiro exemplar impresso, saber que ele iria chegar ao público?

Fábio Guolo: Indescritível. É um filho que nasce.

6. Você acredita que os brasileiros estão se interessando mais por nossos novos autores, ou que ainda existe certo preconceito literário por parte do leitor?
Fábio Guolo: Sim, hoje o brasileiro está lendo mais. O percentual de crescimento é irrisório, é claro, mas sinto que, ainda que lentamente, temos crescido.

7. Para você, qual a importância da literatura e do hábito de ler?
Fábio Guolo: Quem lê por prazer é mais culto e tem maiores probabilidades de sucesso profissional. E isso não é opinião, mas resultado de pesquisas apresentadas na revista Veja ed. 2217.

8. Conte pra gente um pouquinho dos seus planos futuros na área literária.
Fábio Guolo: Já tenho a metade do 2º volume escrito e estou trabalhando nele atualmente. Para os subseqüentes as idéias base estão bem adiantadas. Também escreverei alguns contos satélites da história principal, dos quais um deles está quase pronto. Estes contos terão distribuição gratuíta em e-book ou serão incluídos em antologias. Também tenho um projeto na linha do horror e uma comédia romântica, mas estes são para mais tarde;
9. Você está trabalhando em algum novo projeto no momento? Se sim, conte um pouquinho sobre ele.

Fábio Guolo: O volume 2 não terá a necessidade tão latente de descrever todo um mundo novo como teve o volume 1. Portanto vocês podem esperar que será eletrizante desde o começo. Será contada a metade final das duas grandes batalhas iniciadas no volume 1. Draco Saga: A Sentinela (Vol. 2) trará novas e instigantes perspectivas da mesma história revelando vários mistérios do 1º livro, apresentando novos personagens cruciais para a saga como um todo e trazendo novos mistérios e tramas;

Para finalizar eu gostaria de agradecer pelo espaço neste blog e espero que todos vocês tenham a oportunidade de ler Draco Saga!

3 comentários:

  1. Muito interessante a entrevista, sempre bom saber mais sobre o autor.

    Beijos :g

    ResponderExcluir
  2. RPG /megusta

    Que entrevista fantástica Angel, um autor gaúcho e ainda jogador de RPG, muito bom, me interessei bastante pelo Draco Saga, e parabéns pelo seu trabalho Fábio, continuem sempre em frente, e que rolem os dados :a

    ResponderExcluir
  3. Muuuuuito legal a entrevista!!! É bom saber diretamente do autor como é a sensação de ter um novo livro publicado e sua visão do mercado literário :)

    gostei!

    ResponderExcluir


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!



Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.