quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Entrevista Escritores: Natália Couto Azevedo

Nome: Natália Coelho Couto de Azevedo Fernandes. Como ele é um pouco grande, simplifico para Natália Couto Azevedo, rs
Cidade/Estado:
São Paulo, SP

Um livro:
O fio da navalha
Um autor:
Somerset Maugham
Uma música:
Unforgetable, Nat King Cole
Uma banda:
Titãs

Um ator:
Anthony Hopkins
Uma atriz:
Marieta Severo
Defeito:
Preguiça
Qualidade:
Determinação 

Uma frase:
Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade.” – Raul Seixas


Mini Biografia: Desde a infância, passava tardes mergulhada em livros, incentivada pelos pais. Esse amor pelas letras foi tomando forma e transformou-se numa paixão por escrever histórias, criar mundos e personagens. Dar vida a sonhos. O amor pelos animais e pela ciência a levou a cursar Medicina Veterinária na Universidade de São Paulo e, quando concluiu a faculdade, começou a escrever mais do que nunca.

Trabalha em contos, poesias e O Reino dos Sonhos - A Cidade de Cristal é seu primeiro romance. Adora a temática fantástica, tendo preferência pelo terror e pela fantasia. Mora em São Paulo, com seus pais, irmão e seus animais de estimação. Pretende parar de escrever? Nunca. Muitas histórias na sua cabeça ainda esperam para ir para o papel.


LIVROS ESCRITOS: (Participação em antologias)

Publicados: Insanas, elas matam, da Editora Estronho, com o conto “O relógio perfeito”;

Aceitos, aguardando publicação: VII Demônios, Preguiça, da Editora Estronho, com o conto “As três tarefas de Kauã”.Histórias Fantásticas 4, da Cidadela Editorial, com o conto “Sobre homens e cavalos”.

Romance: O Reino dos Sonhos, do Selo Fantas da Editora Estronho, que será lançado no segundo semestre deste ano, com previsão para Setembro.


Um Pouco mais Sobre "Natália Couto Azevedo"

1. Quando e como você resolveu que queria se tornar escritor? Você teve o apoio de alguém em especial?

Natália Couto Azevedo: Eu sempre gostei de escrever, principalmente na adolescência, mas depois que entrei na faculdade, acabei me afastando um pouco da atividade. Depois de formada, eu passei por um período difícil, fiquei doente e afastada do trabalho, e nessa hora eu redescobri como é maravilhoso escrever.

2. Como surgiu a ideia de escrever um livro?

Natália Couto Azevedo: O Reino dos Sonhos surgiu nesse momento de doença e foi o que me ajudou a superar as dificuldades e as angústias. Sempre que eu ficava chateada, eu pegava o computador e era levada para o mundo mágico do meu livro.

3. Como foi o processo de pesquisa para a criação do livro?Ao começar a escrever, você se inspira em alguma obra, filme ou pessoa?

Natália Couto Azevedo: A pesquisa é algo contínuo. Eu sempre leio obras sobre fadas e sonhos, leio livros juvenis, livros passados em outros mundos. Para falar a verdade, desde que eu comecei a escrever meu livro, tudo que cai na minha mão já é visto com outros olhos. Tento perceber coisas úteis, que valham a pena ser abordadas e também reconhecer erros que eu não posso repetir.

Eu não me inspirei em nenhuma obra, filme ou pessoa especificamente, mas tenho certeza que faço várias referências involuntárias no meu livro. Afinal, tudo o que lemos, assistimos ou conhecemos e que se torna importante na nossa vida, acaba sendo passado através das nossas palavras escritas ou faladas.
 
4. Sabemos que no Brasil é um pouco complicado lançar um livro. Como foi esse processo pra você? Quais etapas seguiu? O que você sentiu ao ver seu livro impresso?
Natália Couto Azevedo: Quando eu comecei a escrever meu livro, não imaginei que iria publicá-lo, mas, depois de vê-lo pronto, pensei que ele merecia a tentativa, afinal acabei me envolvendo com a história e com os personagens de uma maneira especial.

Quando decidi que queria publicá-lo, fiz uma revisão, mandei para algumas pessoas lerem e opinarem, revisei mais uma vez e registrei na Biblioteca Nacional. Depois, comecei a enviar para as editoras, até que recebi a resposta da Editora Estronho.

Ainda não vi meu livro impresso, faltam alguns meses, mas posso garantir que já sinto um frio na barriga ao imaginar o momento. Ver as minhas palavras gravadas no papel e transformadas num livro. Isso deve ser maravilhoso.


5. Se você conseguiu ter seu livro publicado. Como foi ver o primeiro exemplar impresso, saber que ele iria chegar ao público?

Natália Couto Azevedo: Saber que ele vai chegar ao público é outra coisa que me deixa muito ansiosa, mas ao mesmo tempo feliz. Mais pessoas vão sonhar comigo a história da Elorá e do Reino dos Sonhos.

6. Você acredita que os brasileiros estão se interessando mais por nossos novos autores, ou que ainda existe certo preconceito literário por parte do leitor?

Natália Couto Azevedo: Eu acredito que sim. Eu vejo, todos os dias, autores novos brasileiros conquistando seu espaço no mercado literário e conseguindo a chance de colocar seus livros nas prateleiras. Existe ainda um pouco de preconceito, mas como existe preconceito com tudo que é novo. Esta é uma nova fase, de novos autores brasileiros aparecendo e mostrando que vieram para ficar.

7. Para você, qual a importância da literatura e do hábito de ler?

Natália Couto Azevedo: Fundamental. Sem ter lido muito, nunca teria escrito meu livro. A literatura foi a porta para decidir entrar neste mundo mágico, compartilhar um pouco também dos meus sonhos.

E ler obras variadas é muito importante, eu leio livros juvenis, Chick lits, terror, clássicos, filosofia. Com a diversidade da leitura construimos a unidade da nossa escrita.


8.Conte pra gente um pouquinho dos seus planos futuros na área literária.

Natália Couto Azevedo: Continuar escrevendo. Eu amo escrever, e agora que comecei não quero parar. Tenho planos de escrever novos romances, contos e divulgar o meu trabalho como escritora.

9. Você está trabalhando em algum novo projeto no momento? Se sim, conte um pouquinho sobre ele.

Natália Couto Azevedo:
Estou trabalhando na continuação do Reino dos Sonhos, que trará muitas surpresas e revelações, mostrando muito mais sobre o Reino dos Sonhos, levando os leitores a novos lugares, para conhecer novos clãs.

Também estou trabalhando num novo livro, chamado Lendas em Excelsia, uma aventura medieval, passada num mundo que eu crei há alguns anos.



CONTATO DO AUTOR:
Twitter: NCCAzevedo
E-mail: nccazevedo@gmail.com
Blog oficial do Reino dos Sonhos: http://oreinodossonhos.wordpress.com

Muito obrigada pela oportunidade de contar um pouco sobre meu trabalho. Um beijo enorme para todos que lerem, espero que vocês gostem do Reino dos Sonhos, assim como eu.
Beijos!
Natália Couto Azevedo

Um comentário:

  1. Gosto muito das entrevista, pois não sou muito informado sobre os autores nacionais. Gostei da entrevista da Natália, muito bom conhecer um pouco sobre vc, parabéns pelos livros :a

    ResponderExcluir


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!



Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.