sábado, 24 de setembro de 2011

Resenha: Air TV {Anime}

Anime: Air TV
Ano: 2004
Episódios: 13 
Genero: Drama / Romance

Air é uma série em anime, produzida pela Kyoto Animation e exibida na rede de TV BS-i em 2005, e baseada na Visual novel Air, um jogo no estilo Dating Sim criada pela Key e lançada originalmente para PC. A versão original do jogo continha situações adultas e algumas cenas hentai. Posteriormente foram lançadas edições dubladas e sem o conteúdo hentai denominadas "All Ages Version" (para todas as idades) para PC, Dreamcast e Playstation 2. A versão animada é baseada nos jogos "All Ages Version"

A versão em anime mostra a história de Yukito Kunisaki, um titereiro que viaja pelo Japão em busca da "menina que está no céu". Durante sua jornada, o jovem chega a uma pequena cidade próxima ao mar. Entre uma apresentações fracassada e outra Yukito acaba se tornando amigo da bela Misuzu Kamio uma solitária garota que sofre de uma doença desconhecida. A presença de Yukito na cidade acaba por mudar drasticamente a vida de alguns moradores e sua relação com Misuzu trará algumas antigas lendas e velhas lembranças de volta a tona. Existe ainda um longa-metragem com uma história alternativa, lançada pela Toei Animation em fevereiro de 2005. Todas essas versões permanecem inéditas no Brasil, embora já tenham sido legendadas por fansubbers brasileiros.

Resenha: Yukito Kunisaki é um jovem viajante andarilho que vive dos truques que faz com o seu 'bonequinho', o qual consegue mover sem o uso de cordas, fato esse que encanta 'quase' todas as crianças. Como todo 'andante', Yukito não tem um local definido para ficar. Porém, acredita em uma ideologia desde criança, na qual sua falecida mãe também acreditava e que morreu procurando-a: uma menina alada que supostamente vive no céu está sofrendo e precisa de ajuda. A partir desta ideologia, Yukito não tem outro sentido na vida, a não ser encontrar a tal menina alada da qual sua mãe tanto falava. Mas será que ela realmente existe?


E é em uma das cidades que visita para procurar a menina alada que Yukito conhece a meiga e introspectiva Misuzu Kamio, em frente ao mar, durante o pôr-do-sol. Yukito, briguento como ninguém, de primeira não dá bola para Misuzu, mas ao ouvir a bela jovem falar do mar e do céu (e o convite dela para jantar), rapidamente sente algo diferente, algo que ele pressente: Misuzu não é uma menina como as outras. Dentro dela, no mais profundo do seu âmago, existem muitas verdades a serem descobertas. E, quem sabe, a verdade sobre a menina alada.

Minha Opinião: Os dois primeiros episódios começam com um tom de comédia um tanto quanto elevado (partes cômicas devido à dupla Yukito e Michiru, mas que logo dá lugar a uma história épica, a uma história que nem os séculos puderam apagar. Anjos, céu, amizade, reencarnação, eternidade.


Os personagens são realmente cativantes, começando por Yukito, passando por Misuzu, Michiru, e culminando com a misteriosa Kano Kirishima. Mas o mais impressionante de Air Tv é como todas as personagens, são misteriosas, todas sem exceção. Elas guardam dores imensas, dores incontáveis, sejam por uma infância triste ou pela perda de uma pessoa amada. Air Tv junta de forma soberba a tristeza e introspecção dos personagens com os seus raros momentos de alegria. O traço do anime engana! Ao contrario do que o design dos personagens leva a crer, Air TV é um anime extremamente triste, doloroso, que faz o espectador refletir muito sobre algumas direções que leva a vida.


Misuzu, por exemplo, tem uma vida sem alegria, distante (sentimentalmente falando) da sua mãe adotiva, sempre evita um contato mais afetivo com a mesma, mas tal distância tem uma explicação: toda pessoa que tenta se aproximar mais profundamente de Misuzu acaba deixando-a doente, extremamente debilitada. Misuzu tem uma espécie de "reação negativa" às pessoas que dela tentam se aproximar. E com Yukito não é diferente, mas há algo nele que vai despertar nela e em todas as pessoas em sua volta a verdade sobre o sentimento mais belo de todos: a verdadeira amizade.

A trilha sonora da série é ótima, e contribui imensamente para o anime. O final de Air TV dá uma sensação de "vazio", como toda grande série, mas, antes de tudo, é a certeza de que o fim pode ser o início de uma nova vida.

PS: O que me deixou impressionada, foi o fato de Air TV ter sido baseado em um jogo Hentai, assim como o anime Kanon. Algo que nunca ia esperar de ambos animes, pois não vejo nada 'hentai' nos episódios e sim uma história comovente e triste(ambas).

Desde que vi o Anime e o Filme de Air Tv me apaixonei pela Mizuru e desde sempre tive e tenho vontade de fazer cosplay dela, bom espero um dia fazer quem saiba!

Prestem bastante atenção no garoto e garota que estão na praia, quando Misuzu e Yukito se encontram. Essa cena é fundamental para o total entendimento do anime. 
Confesso que gosto muito mais do filme de Air Tv do que o Anime, mas ambos são ótimos e aconselho a todos a olharem.


AVALIAÇÃO

3 comentários:

  1. ADOREI A RESENHA deste anime, deve ser um ótimo desenho. Beijos :g

    ResponderExcluir
  2. Anelise: Que bom que curtiu minha resenha deste anime, como disse acima adoro o anime mas o filme é muitoooooooooo melhor ... Beijos

    ResponderExcluir
  3. Para mim houve um exagero(spoilers) na descrição dos personagens e suas motivações e suas profundas tristezas.Por outro lado,foi minimalista nas citações sobre a parte audiovisual.
    Como maior destaque para sua resenha destacaria : "Minha opinião(o parágrafo deste e o seguinte)", "P.S.:",as referências ao filme e a rigem da série.Enfim,são mais e intensos os acertos do que erros.

    P.S.: Também assisti ao memorável Air.

    ResponderExcluir


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!



Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.