sábado, 14 de janeiro de 2012

Um pouco de música ?


 Mina San Domo ! (Olá pessoal), fui convidado pela Angélica do Anime Daiki a participar aqui do cantinho do autor. Pensei em várias coisas sobre as quais eu poderia  escrever aqui neste meu primeiro post. Mas como este é um blog dedicado a assuntos de origem japonesa como animês, mangás,  figuras, etc. e de, por acaso eu morar no Japão, decidi falar sobre assuntos gerais relacionados a cultura japonesa.
No post de hoje vou falar um pouco sobre o cenário musical japonês e como exemplo falar um pouco sobre uma das cantoras do J-pop que gosto de ouvir.
A indústria musical japonesa gera bilhões de dólares por ano mesmo sendo mais voltada ao mercado interno. Apesar de ter alguns artistas e bandas de talento reconhecidas no mercado internacional, aqui o o culto ao AIDORU (ídolo) é muito explorado e incentivado pelas gravadoras, agências de talentos  e empresários que projetam, controlam e comercializam à exaustão a imagem de vários artistas. Neste período de quase 20 anos em que aqui estou, vi surgir e desaparecer uma infinidade de grupos e cantores que fizeram um sucesso estrondoso e depois desaprecem sem deixar vestígios. Entre os “criadores” de talentos, um dos mais conhecidos é Tetsuya Komuro que lançou artistas como Namie Amuro, TRF, Kahala Tomomi entre outros. Outro produtor musical conhecido é ex-vocalista da banda Sharan-Q, Tsunku que também  outro grande “Criador de Talentos” e um dos grupos de estrondoso sucesso fabricado por ele é o Morning Musume. Entre a enxurrada de talentos fabricados estão grupos como o SMAP (arghh), Kink Kids, V6, Arashi, AKB48 que se tornou o grupo feminino mais bem sucedido de 2011 faturando o Japan Record Awards.
Mas nem só de fantoches fabricados vive a música japonesa, existem também muitos artistas talentosos como o grupo Glay, Utada Hikaru, Dragon Ash e muitos outros.

Hoje quero falar um sobre uma artista que se inclui nessa categoria a Misia (é pronunciado MISHA em japonês).
 Nascida como Misaki Ito em 7 de julho de 1978 em Fukuoka, na ilha de Kyushu, Misia que é uma mistura de Misaki + Asía, descende de uma família de músicos e estudou Gospel e Rhythm and Blues. Dona de uma voz privilegiada, fez do Rhythm and Blues e da Soul Music seu estilo musical, que combinados com o visual dreadlocks caracterizam sua marca pessoal. Lançada em 1998, além de cantora, compositora e musicista está também engajada em projetos sociais de combate a probeza e de preservação ambiental.
Para quem não conhece o trabalho desta cantora segue um link com um de seus grandes sucessos Everything  com a letra e uma tradução feita por mim.
Aqui o link de um blog em português dedicado a cantora.


Everything - Misia
Tudo
Surechigau toki no nakade, anata to meguriaeta
(Entre as pessoas que passaram por mim, encontrei você)
Fushigine? negaata kiseki ga konnani mo sobani arunante
É incrível,não é? Desejar tanto um milagre e ele estar tão perto assim.
Aitai omoi no mama
Com tanta vontade de te encontrar,
aenai jikan dake ga sugiteku tobira surinukete
E só as horas em que não posso estar a teu lado teimam em passar.
mata omoidashite anohito towaraiau
E novamente lembrei daquela pessoa dos momentos alegres
anata wo
Você.
itoshiki hitoyo, kanashimasenaide
Meu querido, não me faça sofrer.
nakitsukarete nemuru yorumo arukara
Há noites que durmo cansada de tanto chorar.
kako wo minaide, mitsumete, watashi dake
Não olhe o passado, olhe fixamente só para mim.
You’re everything, you’re everything
Você é tudo, você é tudo
Anataga omou yori tsuyoku,
È mais forte do que você possa imaginar,
yasashii uso nara iranai
Não preciso de mentiras gentis
Hoshii no anata
O que eu quero é só você.
Dorekurai no jikan no, eien to yoberu darou?

Quantas horas precisam passar, para que se possa chamar de eternidade?
hateshinaku Tooi mirainara anatato yukitai
Mas se for num futuro bem distante, eu quero ir com você
anata to nozoitemitai sono hi wo
Eu quero estar com você, vendo esse dia.
itoshiki hitoyo dakishimeteite, itsumo no youni,yasashii toki no naka de
Meu querido, me abraçe como sempre fez nos momentos de carinho
Kono te nigiite mitsumete imadake wo
Segure minha mão e me olhe nos olhos,  só nesse momento.
You’re everything, you’re everything
Você é tudo, você é tudo
anataga hanareteru bashodemo, Aeba kiito
Mesmo distante de você, É só nos encontrar-mos
yurushite shimau donna yorudemo
e tudo se perdoará, em qualquer noite que for.
You’re everything, you’re everything
Você é tudo, você é tudo
anatano yumemiru hodo tsuyoku
É mais forte do que sonhar com você,
aiseru chikarawo yuukini, ima kaete yukou
ima kaete yukou.
Com coragem vamos mudar agora essa força de amar
You’re my everything,
Você é o meu tudo
You’re everything, you’re everything
Você é tudo, você é tudo
anata to hanareteru bashodemo
Mesmo estando distante de você
Aeba itsumo kiesate yuku muneno itamimo

Quando nos reencontramos, tudo desaparece, até o rancor do peito
You're everything, you're everything 
Você é tudo, você é tudo
anataga omou yori tsuyoku
È mais forte do que você possa imaginar,
Yasashii uso nara iranai hoshii no anata

Não preciso de mentiras gentis, o que eu quero é só você. 
You're everything, you're everything, you're everything, my everything.
Você é tudo, você é tudo, você é tudo, o meu tudo.


Um comentário:

  1. Adorei a matéria querido! Muito linda a música, adoro conheçer coisas/músicas novas =D

    Beijos

    ResponderExcluir


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!



Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.