quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Entrevista Escritores: Valentine Cirano

Nome: Valentine Cirano Vieira
Cidade/Estado:
Natural do RJ, mas atualmente mora em São José dos Campos - SP

Um livro:
Anjos e Demônios
Um autor:
Dan Brown

Uma música:
Forever (Kiss) - música que me inspirou a escrever o livro Chama Imortal
Uma banda: U2

Um filme:
São tantos.... Talvez o as séries que eu mais goste de ver são Indiana Jones e Piratas do Caribe
Ator:
São muitos mesmo, talvez eu diria dois Harrison Ford e Johnny Depp.
Uma atriz:
Julia Roberts

Defeito:
Ser sonhadora demais
Qualidade:
Minha persistência em nunca desistir

Uma frase:
Gosto de um trecho de uma música do Renato Russo que diz: "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar, na verdade não há."

LIVROS ESCRITOS: O primeiro lançado foi Reflexões de uma vida, depois (ainda no mesmo ano - 2009) Impacto Fulminante. Em 2010 lancei o livro Chama Imortal e em março de 2011 lancei um livro de auto-ajuda, Plano de Voo, o segredo do sucesso.


Um Pouco mais Sobre "Valentine Cirano "

1. Quando e como você resolveu que queria se tornar escritor? Você teve o apoio de alguém em 
especial?  
Valentine Cirano: Sempre gostei de escrever, desde muito jovem escrevia poesias e contos, mas nunca havia pensando em tornar-me escritora. Há muito o que fazer para chegar a ser reconhecida, estou me esforçando para isso, pois tenho muito o que aprender e ainda não me considero uma boa escritora, mas eu creio que tenho amadurecido para isso. Minhas obras são boas, tenho certeza disso, mas sei que há muito o que crescer nessa área. O tempo e as experiências tem me feito melhorar a escrita e as histórias tem sido cada vez melhores. Apoio mesmo só da família e nem é todo mundo que acredita em mim, mas aos poucos isso tem mudado.
 
2. Como surgiu a ideia de escrever um livro? 
Valentine Cirano:  Como disse, nunca havia pensando em escrever um livro, mas sempre achei maravilhoso poder criar histórias. Naquela época eu achava que publicar livros era só para pessoas muito inteligentes e intelectuais. Hoje vejo que não é bem assim e como eu gosto muito de criar histórias, resolvi investir um pouco mais nesse talento que estava bem esquecido por um tempo.

3. Como foi o processo de pesquisa para a criação do livro?Ao começar a escrever, você se inspira em alguma obra, filme ou pessoa?
Valentine Cirano: Quando meu livro involve fatos (sejam eles históricos ou não) tenho que pesquisar muito sobre o assunto. Muitas vezes viajo para o local (dentro e fora do Brasil) para inspirar-me melhor sobre o assunto. As vezes busco inspiração nas pessoas, principalmente as que estão próximas a mim. Músicas também me inspiram, mas só em algumas ocasiões. Coloco um pouco de mim nos personagens, acho que fica melhor de visualizar

4. Sabemos que no Brasil é um pouco complicado lançar um livro. Como foi esse processo pra você? Quais etapas seguiu? O que você sentiu ao ver seu livro impresso? 
Valentine Cirano:  Sim, no Brasil é um pouco mais complicado, mas o mais difícil de tudo é vender livros. Quando escrevi e enviei meu primeiro trabalho para avaliação à uma editora, tive alguns obstáculos, pois era completamente leiga no assunto. Depois que publiquei meu primeiro livro ficou um pouco mais fácil, até porque as editoras já te olham com outros "olhos", pois você já tem alguma coisa publicada.

5. Se você conseguiu ter seu livro publicado. Como foi ver o primeiro exemplar impresso, saber que ele iria chegar ao público?
 
Valentine Cirano: Foi bom ter meu primeiro livro publicado. Ver seu nome na capa realmente é algo fantástico, mas ainda tenho muito o que caminhar se eu quiser que meus livros cheguem ao maior número de pessoas.

6. Você acredita que os brasileiros estão se interessando mais por nossos novos autores, ou que ainda existe certo preconceito literário por parte do leitor?

 Valentine Cirano: Ainda há esse preconceito literário, por exemplo, algumas editoras só publicam trabalhos de autores internacionais e isso é um pouco de preconceito, mas eu tenho visto que essa ideia está mudando e logo logo vamos chegar à um patamar melhor.

7. Para você, qual a importância da literatura e do hábito de ler?
 
Valentine Cirano: Acho que a leitura enriquece não somente a mente, mas a alma do leitor. Quando mais exercitarmos isso, melhor será para nós. O conhecimento liberta,e não importa o que você leia, sua mente está sempre aprendendo algo novo.

8.Conte pra gente um pouquinho dos seus planos futuros na área literária. 
Valentine Cirano:  Estou com vários projetos para o próximo ano, entre eles, lançar mais dois livros logo no começo do ano. O livro Impacto Fulminante (que é uma trilogia) terá sua sequência em "La Fontana di Trevi, o último sudarista", que é uma trama ainda mais emocionante do que o primeiro, cuja história se passa em Roma e os personagens principais, Richard Brown e Suzan Antonelli terão que desvendar o enigma sobre a veracidade do Santo Sudário de Turim, afinal, ele foi realmente o pano que cobriu Jesus na sepultura ou apenas uma pintura medieval?
Ainda em 2012 lançarei meu primeiro livro juvenil "A era dos dragões", que é uma aventura cheia de magia e encanto.


9. Você está trabalhando em algum novo projeto no momento? Se sim, conte um pouquinho sobre ele.
 
Valentine Cirano: Sim, estou trabalhando em vários projetos ao mesmo tempo. Estou com um livro infantil para ser lançado "Planeta azul" e estou trabalhando em dois outros livros. Um é voltado para o público juvenil, que se chama "Átina Blake e o império de Cronos" e também um novo romance, que se chamará "Sky light, os filhos da noite". Mas isso é surpresa, quando estiverem prontos vocês serão os primeiros a saber!!

Um breve bate-papo:

Quando escrevo:
Geralmente quando tenho tempo, trabalho como professora e sempre tenho afazeres (rs)
O que me inspira:
Pessoas, músicas e até filmes
No meu tempo livre:
Estou com a família (meu maior tesouro), pinto meus quadros e escrevo
Não saio de casa sem:
Meu relógio e meu celular
Estou lendo:
O ladrão de raios
Meu livro de cabeceira é:
Sempre que livro que eu estiver lendo no momento e livros de escrituras
Sou fã de:
Dan Brown
Não gosto de:
Sair de casa com chuva e de pessoas pessimistas
Meu maior sonho é :
Tornar meus livros cada vez melhores e mais inteligentes
Não viveria sem:
Minha família
Estou a procura de:
Tornar-me alguém melhor
Um livro nacional que eu li e gostei:
Anjos sem face
Meu personagem preferido é :
Richard Brown (do meu livro Impacto Fulminante - ele é inteligente e corajoso)
Quer deixar alguma mensagem aos leitores do blog?
Acreditem no trabalho que nós, escritores nacionais, temos feito. Eu acredito que nossa literatura tem melhorado muito e sem o apoio dos leitores ficará muito mais difícil mostrar o valor que temos. Também quero dizer que vocês são maravilhosos e que tem sido muito especial para mim ver esse carinho que vocês tem mostrado com os comentários e (também as criticas) sobre o meu trabalho, pois isso só me faz crer que eu sempre preciso melhorar alguma coisa e que a perfeição é um processo lento, mas nunca devemos desistir dela.
Um super beijo a todos.

2 comentários:

  1. Ownt! *-*

    Adorei a entrevista, parabéns!
    Ficou ótima... ^^

    Beijos
    Da Realidade Aos Sonhos!

    ResponderExcluir
  2. ✔Samara: Obrigada querida, fico feliz que tenha gostado da entrevista! Beijos // Obrigadinha pelo Comentário! ٩(-̮̮̃•̃)۶

    ResponderExcluir


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!



Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.