quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Entrevista Escritores: Tammy Luciano


Nome: Tammy Luciano
Cidade/Estado: Carioca do meu lindo Rio de Janeiro!

Um livro: É sempre o próximo que vou publicar! Aí vem Garota Replay

Um autor: Autor brasileiro merece mais atenção. Lutamos muito e perdemos espaço para as peladas da hora. Os jornalistas reclamam mas valorizam muito as piriguetes. Quem é escritor sabe do que eu estou falando.

Uma música: Tô apaixonada pelo Clipe da Katy Perry – The One that God Away A Katy está maravilhosa, a música é linda, a história emociona e o Diego Luna está ótimo!http://www.youtube.com/watch?v=Ahha3Cqe_fk

Uma banda: A música Crash Into Me, do Dave Matthews está em Garota Replay. É linda e o clipe me inspirou para contar sobre o amor do casal protagonista. Músicas inspiram muito meu trabalho.http://www.youtube.com/watch?v=oQ_Nf7yGxbc
Um filme: Miss Potter. A história da escritora Beatrix Potter é linda demais!

Um ator: Quando fui repórter do TV Fama, o Tony Ramos me tratava mil vezes melhor que qualquer ator iniciante. Nunca esquecerei. Ele é um dos grandes atores da nossa TV e serviu de exemplo para que eu lembre que, mesmo tendo sucesso, a gente precisa ser humilde.


Uma atriz: Ai, são tantas que adoro. Quem me vem na cabeça agora é a Glória Pires e Sandra Bullock. São lindas, discretas e muito talentosas.

Defeito: Sou bagunceira, moro sozinha e minha casa é arrumada porque odeio bagunça. Dá para entender?

Qualidade: Não sou de prestar atenção para os 'nãos' e acho que assim muitas coisas aconteceram na minha vida.

Uma frase: Tenho mania de autografar desejando: Seja sempre feliz!



Mini Biografia: Sou atriz, jornalista e escritora, comecei fazendo teatro com 14 anos, me formei em Artes Cênicas e Jornalismo, trabalhei na Radiobrás, fui colunista do JB Online, apresentadora de um quadro chamado Tá no Papo (no antigo Hipermídia, do Globo.com), atuei em peças de teatro, fiz participações na TV em programas como o Linha Direta, a Grande Família e novelas como Uga-Uga, Laços de Família, Senhora do Destino e Caminhos do Coração. Também fui repórter do TV Fama! Me apaixonei de uma vez por todas pelos livros em 2003 quando lancei meu primeiro original. Atualmente me dedico a fazer eventos pelo Brasil, escrever e gravar vídeos para o Crônica Falada e escrever novos livros!LIVROS ESCRITOS: Alguns na gaveta e publicados são Fernanda Vogel na Passarela da Vida, Novela de Poemas, Sou Toda Errada e ainda em 2012 Garota Replay.


Um Pouco mais Sobre ""

1. Quando e como você resolveu que queria se tornar escritor? Você teve o apoio de alguém em especial?
Tammy Luciano: Sempre escrevi. Desde nova já produzia pequenos textos e me lembro com carinho deles. Tenho essa memória fofa de me ver pequenininha, com caderninhos, tentando escrever algo. Foi algo natural, orgânico. Para mim sempre foi estranho quem não escrevia... rs Meus pais foram fundamentais na minha descoberta como profissional da cultura, me ajudaram muito, ficaram ao meu lado, pagaram cursos, apostaram... Até hoje eles me acompanham nos eventos, torcem. Eu gosto de agradecer minha família, eles são lindos comigo.2. Como surgiu a ideia de escrever um livro?
Tammy Luciano: Os livros me escolheram. Jamais imaginei ser autora e reconhecida como tal. Meu sonho era ficar famosa como autora de teatro, por isso passei anos escrevendo para teatro, tenho mais de 25 peças escritas. Em 2001, escrevi uma crônica falando da modelo Fernanda Vogel e do acidente que a vitimou. Oito meses depois, a mãe dela leu o texto, adorou e me convidou para escrever um livro sobre a Fernanda. Achei que não daria conta do recado, mas depois de pensar, aceitei o desafio que mudou minha vida para sempre e para melhor.3. Como foi o processo de pesquisa para a criação do livro? Ao começar a escrever, você se inspira em alguma obra, filme ou pessoa?
Tammy Luciano: A história cola na pele de um escritor. Normalmente é um detalhe da minha própria vida. No primeiro livro, entrevistei 55 pessoas e tive que recontar os passos da Nanda sendo fiel ao que ela viveu. Novela de Poemas, meu segundo livro, é uma coletânea das minhas poesias, e eu adorei selecionar os textos que foram escritos ao longo de uns dez anos, tem muito de mim no livro. 'Sou Toda Errada' surgiu depois um amigo comentar que tinha uma ex-namorada maluca. Decidi ali escrever um livro com uma protagonista vilã. Não sabia que as pessoas comentariam tanto o livro, tem sido um retorno maravilhoso e marcante na minha carreira. É muito gosto escrever ficção, você não tem compromisso com a verdade e cria os caminhos que acha interessante para a sua personagem. Escrevo há mais de 20 anos e tem gente me descobrindo agora por causa de STE, então tem sido uma época linda. Sobre inspiração, música me inspira muito. Adoro quando vou escrever uma cena e uma música acompanha o ritmo da cena, enquanto escrevo. 4. Sabemos que no Brasil é um pouco complicado lançar um livro. Como foi esse processo pra você? Quais etapas seguiu? O que você sentiu ao ver seu livro impresso?
Tammy Luciano: Bem, primeiro nunca pensei nessa questão de ser ou não ser complicado. Sempre amei escrever e escrevia. Também nunca pensei em publicar livros, aconteceu. Demorei um ano e meio para entrevistar os familiares e amigos da Fernanda Vogel e finalizar o original. Quando terminei o livro, enviei para várias editoras na cara e na coragem. Acredito sim na possibilidade de um autor ser descoberto pelo caminho normal de enviar o livro pra editora, porque assim aconteceu comigo nas duas vezes que procurei editoras. Eu não conhecia ninguém, mandei meu livrinho e o editor me ligou. Então é acreditar em si. Chorei quando vi o livro, chorei muito. Com a Novo Conceito foi a mesma coisa. Terminei o livro, entreguei na mão do meu agente Bruno e ele encaminhou o livro para a editora. Não conhecíamos ninguém lá. Foi buscando mesmo. Mas vale dizer que revisei muito meu livro, mandar livro ruim faz você perder a grande chance da sua vida! E apesar das dificuldades, o Brasil é o meu país e quero muito ajudar a aumentar a paixão pelos livros. 5. Como foi ver o primeiro exemplar impresso, saber que ele iria chegar ao público?
Tammy Luciano: Ah, é emocionante. Lembro onde estava nas vezes três vezes que recebi meus livros. Estou esses dias na expectativa de ver a capa de Garota Replay, é outro momento mágico. Amo meus livros, eles são muito de mim, dos meus sonhos. Lembro que eu dava aula de teatro e os alunos não aguentavam mais escutar sobre o meu primeiro livro. Acho até que eles duvidavam que seria lançado. Eu não parava de falar e só meses depois o lançamento foi confirmado. E para minha alegria, no dia do lançamento, todos os meus alunos foram. Eles tinham ideia do tamanho daquele sonho para mim. Foram fofos, fizeram a maior festa...6. Você acredita que os brasileiros estão se interessando mais por nossos novos autores, ou que ainda existe certo preconceito literário por parte do leitor?
Tammy Luciano: Eu esqueço essa questão do preconceito. Acho que isso só enfraquece a gente e desestimula. É meio como ficar imaginando coisas ruins na nossa vida. Eu toco o dia a dia pensando nos meus leitores queridos, nas pessoas que já me acompanham, em quem está chegando, me conhecendo agora... A geração de escritores da qual faço parte está quebrando barreiras. Formei com Enderson Rafael, Fernanda França, Leila Rego e Patrícia Barboza o primeiro grupo de escritores que viajam em turnê pelo Brasil , como se fôssemos uma banda de Rock, uma companhia de teatro e eu tenho o maior orgulho da nossa ideia, do que trouxemos de novo. Os nossos eventos são lindos e o público dá o maior apoio. Para que pensar em preconceito?
7. Para você, qual a importância da literatura e do hábito de ler?

Tammy Luciano: Os livros mudam a vida da gente para melhor. Todo mundo que tem o costume de ler melhora a qualidade de vida, sabe escrever melhor, se comunicar melhor... É claro quando a pessoa não estudou, não gosta ler, as dificuldades que ela tem para falar, para expressar o que pensa. Não tem nada mais triste do que erros de português e a pessoa não saber informar o que deseja e pensa. Eu leio livro de escritores iniciantes. Recebo livros lindos e outros que a gente percebe que falta estudo para aquela pessoa mergulhar em uma publicação. E muitas vezes o próprio escritor não leu o suficiente. Leitura é fundamental para quem quer escrever.8.Conte pra gente um pouquinho dos seus planos futuros na área literária.
Tammy Luciano: Os planos são de escrever muito e ser ainda mais feliz como escritora. Demorei muitos anos para me encontrar, lutei tanto que as pessoas ao redor tinham preguiça por mim. E agora é continuar fazendo o que eu amo. Fechei contrato com a Novo Conceito, que é uma editora apaixonante, sempre respeitei demais o trabalho deles e hoje ser autora da Novo Conceito é maravilhoso. Tô muito animada para escrever muito. No momento, estou terminando a revisão de um livro e pretendo viajar o Brasil todo com Garota Replay. Esse ano ainda termino mais um livro.9. Você está trabalhando em algum novo projeto no momento? Se sim, conte um pouquinho sobre ele.
Tammy Luciano: Tô revisando um livro novo, mas ainda é segredo. Posso falar cheia de alegria do Garota Replay que será lançado em março. É a história de uma garota super bacana que vive um grande mistério na sua vida quando dá de cara com uma garota idêntica. E junto com isso ela está vivendo uma enorme decepção amorosa. No meio disso tudo será que o grande amor aparece? O livro é uma história de amor envolvida por muitos mistérios. Amei escrever e espero que as pessoas amem ler.


CONTATOS DO AUTOR
www.tammyluciano.com.br
www.youtube.com/tammyluciano
www.twitter.com/tammyluciano    

4 comentários:

  1. Oieee! Muito, muito legal a entrevista! Eu não conhecia a autora nem o seu trabalho, mas a entrevista tá show!
    Parabéns!!
    Beijos e sucesso.
    Lilo
    Redenção, já em pré-venda

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista, Tammy é um amor mesmo '-'
    tem post novo e visual novo no macchiato o/

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog, parabéns pela ótima entrevista!!!!

    ResponderExcluir
  4. ✔Lilo: A Tammy é um doce de pessoa, adorei muito fazer a entrevista com ela!

    ✔Aymée e Nadja: Que bom que gostaram da entrevista, e a Autora é um amor mesmo! =D

    Beijos // Obrigadinha pelo Comentário! ٩(-̮̮̃•̃)۶

    ResponderExcluir


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!



Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.