quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Review Original Book#17 – Wuthering Heights



Amor eterno com certeza define!


Autora: Emily Brontë
Páginas: 245
Editora: Wordsworth Classics
SINOPSE ORIGINAL:
 Lockwood, the new tenant of Thrushcross Grange on the bleak Yorkshire moors, is forced to seek shelter one night at Wuthering Heights, the home of his landlord. There he discovers the history of the tempestuous events that took place years before; of the intense passion between the foundling Heathcliff and Catherine Earnshaw, and her betrayal of him. As Heathcliff’s bitterness and vengeance is visited upon the next generation, their innocent heirs must struggle to escape the legacy of the past. 


  Após presenciar um episódio sobrenatural em um dos quartos de Wuthering Heights (Morro dos Ventos Uivantes), o sr. Lockwood, novo inquilino de Thrushcross Grange, insiste à governanta Nelly para que conte a história do proprietário dos locais e de como ele se tornou a pessoa que é...

  Certo dia o sr. Earnshaw, viúvo e pai de dois filhos, chega em casa com um garoto  de origem misteriosa que encontrou vagando pelas ruas de Liverpool e o adota como filho - chamando-o Heathcliff. 
  A caçula dos Earnshaw, Catherine, logo faz amizade com o menino, que é maltratado por seu irmão Hindley. Após a morte do sr. Earnshaw, Hindley faz com que Heathcliff passe a viver como um criado, a condição para que possa continuar no Morro dos Ventos Uivantes.
  É assim, entre esconderijos e segredos e  sem a permissão do novo sr. Earnshaw, que Catherine e Heath crescem juntos, cultivando um pelo outro um amor puro e sincero.
  Tempos depois Hindley está casado e esperando um filho, que no parto, leva sua mãe à óbito, deixando o pai completamente desnorteado. Enquanto isso, Catherine faz amizade com os vizinhos de Thrushcross Grange, os irmãos Edgar e Isabella Linton.
  Depois que Catherine recebe um pedido de casamento do rapaz Linton, Heathcliff deixa o Morro dos Ventos Uivantes, partindo o coração da garota.
 Quando ninguém mais esperava, com Catherine já casada e Hindley falido, Heathcliff volta, misteriosamente rico, e com duas pretensões: se vingar de quem já o fez sofrer e não se separar nunca mais de seu grande amor.

  Avaliação: ★★


  Amo tudo nessa história: a escrita, os personagens, a complexidade. É com certeza um dos meus livros preferidos. Emily Brontë escreveu um único romance na vida e acertou em cheio!
  A obscuridade da trama é encantadora e a crueldade de Heathcliff é palpável.  Tudo pelo que os personagens passam, voltando no final (sem spoiler, haha) a um equilíbrio, é simplesmente perfeito. Sentimos ódio, medo, alegria. Todo tipo de emoção transborda de "O Morro dos Ventos Uivantes" (também já lançado como "O Morro dos Vendavais").
  Esqueçam qualquer relação dessa obra com "Twilight", não sei como a Meyer teve coragem de citar essa obra-prima no livro dela, ainda mais como o favorito da sonsa da Bella. Leia, e esqueça dessa ligação!
  Não aconselho, contudo, a leitura em inglês, achei muito complexa (pelo menos dessa versão). Várias expressões ali eu nem imaginava que existissem haha.
  

  Um livro lindo de morrer desses e tem gente lendo 50 Shades of Boring. E gostando. Uma pena!
  Em português, inglês, coreano, javanês, não importa. Larguem tudo e vão ler esse clássico do século XVII que até hoje encanta pessoas de todas as idades.


 PS: Ignorem também qualquer adaptação televisiva e cinematográfica dessa história. Todas lixoooos! Nenhuma conseguiu, até hoje, transmitir a grandeza dessa obra sobrenatural.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!



Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.