quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Resenha Dupla: O Começo do Adeus {Livro}

(...) Aprendendo a se despedir!
Autora: Anne Tyler
Páginas: 208
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Anne Tyler nos leva a um romance sábio, assustador e profundamente tocante em que descreve um homem de meia-idade, desolado pela morte de sua esposa, que tem melhorado gradualmente pelas aparições frequentes da mulher — na casa deles, na estrada, no mercado. Com deficiência no braço e na perna direita, Aaron passou sua infância tentando se livrar de sua irmã, que queria mandar nele. Então, quando conhece Dorothy, uma jovem tímida e recatada, ele vê uma luz no fim do túnel. Eles se casam e têm uma vida relativamente modesta e feliz. Mas quando uma árvore cai em sua casa, Dorothy morre e Aaron começa a se sentir vazio. Apenas as aparições inesperadas de Dorothy o ajudam a sobreviver e encontrar certa paz. Aos poucos, durante seu trabalho na editora da família, ele descobre obras que presumem ser guias para iniciantes durante os caminhos da vida e que, talvez para esses iniciantes, há uma maneira de dizer adeus.

LEGENDA PARA RESENHA
Angélica: Rosa
Daiane: Roxo

Sobre arte gráfica, diagramação e kit

O livro veio em um kit personalizado, o que já é marca registrada da editora Novo Conceito. O Kit é composto de uma caixa personalizada, marcador personalizado, e uma caixinha com blocos, post its (não sei se é assim que escreve) e canetas, que são muito fofos. E sem esquecer que o livro vêm junto claro.

O livro não é grosso ele é bem fininho. A diagramação contém alguns detalhes como: capítulos separados (ao total são 9 capítulos , todo começo de capitulo inicia-se com palavras (4 à 5) em negritos depois o texto segue com a formatação normal, as folhas amarelas, letras medianas, fonte times. Há também marcadores, de tempo/narração.


Sobre a capa, eu gostava mais dela, antes de ler o livro, após a leitura acabei por não gostar tanto da capa, e um dos motivos é que ela não têm muito ou quase nada haver com a estória, e eu gosto quando a capa conversa com o conteúdo que trás. Mesmo ficando triste por este fato não desmereço o trabalho feito na capa, pois ele está bem feitinho e caprichadinho, e ela é bonito só não têm haver com a estória pelo menos para mim, não sei se vocês concordaram com a minha opinião. 

Nossa opinião Sobre o livro:

O livro conta a história de Aaron, um homem de meia idade com problema no braço e na perna direita além de problemas na fala. Aaron trabalha na editora que era de sua família. Fpi por causa de uma pesquisa para um livro, que inicia seu trabalho na editora e é onde ele acaba conhecendo Dorothy, uma médica radiologista, 12 anos mais velha que ele. Aaron e Dorothy se apaixonam e se casam, mas a felicidade de Aaron estava preste a terminar.


O livro se trata de um casal que está casado a anos com sua vida cotidiana de trabalhos e afazeres em casa. Vivem uma vida modesta e feliz. Mas quando uma árvore cai em sua casa, Dorothy morre e Aaron fica desolado, no vazio. Eis que ele começa a enxergar em aparições a Dorothy, isso trás ele de volta a vida, de certa forma trás alguns momentos de Paz.

Um dos pontos positivos, é a narração, gosto de quando a estória é narrada por homens, e isso deixa qualquer livro seja ele de romance ou não. A narrativa é fácil  rápida  ela fui muito bem, quando perceber já esta acabando de ler. O Começo de Adeus, é uma bela e emocionante história sobre amor, perda e superação.

Sobre a capa que eu li: Capa aparentemente simples, ilustra uma mulher (provavelmente seja a Dorothy) lendo um livro. Diagramação: Fonte grande, simples e limpa.

Têm momentos em que o livro cansa um pouco, ele vai se tornando tão melancólico e filosófico e isso faz com que a leitura, pelo menos para mim fluísse lentamente. Ao ler a sinopse pensei que o livro falaria, focaria mais em 'perdas', mas não foi o que pensei.

Sobre os personagens: Personagens que mais marcam este livro é Aaron, Dorothy, Nandina, Mimi, Peggy, Gil e Charles.

As sensações que tive ao ler esse livro, é de Tristeza, Angustia. Ninguém deve passar por essa dor, perder alguém muito importante.


O final foi totalmente previsível, mas a mensagem que o livro trás, foi entendida é claro. Resumindo a leitura o que posso falar é: Todos somos capazes de superar perdas e isso não significa esquecer, nunca esqueceremos. Aprendermos a se despedir de quem amamos, pois afinal eles nunca se vão de verdade, eles permaneceram sempre conosco!


Quotes:

"Fico Triste ao pensar naqueles primeiros dias de namoro. Agente não sabia de nada!"

[...] "Ela era única entre as mulheres. Não havia ninguém como ela. Meu Deus, ela deixou um enorme vazio! Eu me senti como tivesse sido apagado, como se tivesse sido rasgado em dois" [...]
"Juro que podia sentir a gratidão da grama. Os passarinhos pareciam gratos, também. Um pequeno grupo deles apareceu do nada, como se a notícias tivesse se espalhado de alguma forma, e eles piaram, cantaram e flutuaram por entre as gotas."

Avaliação Angélica

Avaliação Daiane

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!



Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.