domingo, 14 de julho de 2013

Crítica sobre: Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band

"É Alice no barco. Ela compra um ovo e ele vira Humpty-Dumpty. A mulher que atende na loja vira uma ovelha e, no minuto seguinte eles estão navegando para algum lugar, e eu imaginei isso. Também há a imagem de uma mulher que um dia virá me salvar - uma "garota com olhos de caleidoscópio" que sugira do céu. [1980] --John Lennon"



Um Ano na Vida dos Beatles e Amigos


 O Livro trás a estória, do álbum Lonely Hearts Club Band. Ele aborda muita coisa interessante, sobre a banda, a estória deste álbum que mudou a estória do Rock, naquela época. Mas o livro não trás somente a estória do álbum ele trás muito mais, que isso e para vocês descobrir/conhecer melhor a estória, a banda leia Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band!

O meu livro pertence as novas edições, pois a capa é rosa, ela mantem a mesma ilustração só a cor que muda, pois na o outra edição ela é amarela. Não posso falar sobre o conteúdo se ocorreu alguma alteração de uma edição para a outra, pois tenho somente a segunda edição

Sobre a diagramação, as folhas são brancas, a fonte é em Times, tamanho pequeno. O Livro é dividido em 3 partes tendo ao total 14 capítulos Encontra-se no livro várias notas de rodapés, que nos ajudam a entender, determinados termos etc... desconhecidos. Ao final do livro ainda somos apresentados, a trilha sonora usada/e que devemos escutar ao ler, cada capítulo (foi o que entendi), também está no final do livro a biografia (estudos bibliográficos , usada para o desenvolvimento deste livro. 


Cada capitulo, trás em sua primeira página um recorte seja ele de um partitura, revista, jornal, anuncio entre outros. A partir destes recortes, é inciado um novo texto abordando o recorte como também outros assuntos, abordados no decorrer do livro. 
A narrativa não é difícil, mas se torna cansativa no decorrer da leitura. Mas não negar que ela, foi uma leitura rápida, e interessante!

O livro além de abordar a estória do álbum ele ainda nos mostra/conta a história da rivalidades existente, de grandes bandas e artistas como Bob Dylan, Pink Floyd, Jimi Hendrix, Rolling Stones, The Who, Beach Boys, entre outros.

A Respeito do Autor, o que li é que ele é muito respeitado em questão dos livros Bibliográficos que escreve, e com isso acredito que este livro é uma boa opção de leitura para aqueles que gostam de ler biografias mais sérias, construídas com verdades (se vocês me entendem).

Não conheço muito sobre a banda, sinceramente sei pouca coisa, mas isso não quer dizer que não goste da banda, pelo contrario, têm várias musicas que gosto,só não me considero uma fã. Outro fato é que nunca li nada a respeito da banda, o que dificulta, a mim querer fazer observações comparações. Mas sinceramente, o que eu posso dizer, após a leitura é que a biografia aqui trazida por Heylin é um prato cheio pra quem é fã da banda!

Qual minha nota para o livro:


Autor: Clinton Heylin
Página: 264
Editora: Conrad

Sinopse: Sgt Pepper´s Lonely Hearts Club Band foi o disco mais importante dos Beatles, o grupo de rock mais importante do século XX. Lançado em 1967, o álbum revolucionou a música pop, trazendo inúmeras inovações e experimentos, sem deixar de lado as melodias acessíveis que levaram os Beatles ao topo das paradas. Um dos discos mais vendidos de todos os tempos, Sgt Pepper´s é um documento histórico das mudanças sociais, políticas e estéticas dos anos 60.
Em Sgt Pepper´s Lonely Hearts Club Band - um ano na vida dos Beatles e amigos, Clinton Heilyn vasculha a história para tentar explicar o que fez de Sgt Pepper´s um marco cultural tão aclamado. Heylin revela o cotidiano dos Beatles e outros artistas que, de uma forma ou de outra, influenciaram os rapazes de Liverpool naquele momento - gente como Bob Dylan, The Beach Boys, Pink Floyd e The Byrds. 

Com uma prosa clara e uma série de informações históricas, Heylin vai mostrando como, compacto a compacto, show a show, a música pop dos Beatles foi mudando em direção a um rótulo definitivo que virou padrão nas décadas seguintes: o rock. 
Da Costa Oeste americana com o jingle-jangle dos Byrds e as harmonias dos Beach Boys à música underground dos novaiorquinos do Velvet Underground, passando pelos roqueiros da Swingin´ London (Who, The Move, Cream, Hendrix e Pink Floyd), Sgt Pepper´s, evoca a cultura pop dos anos 60 para mostrar o impacto e a importância histórica do álbum dos Beatles. Sessões de gravação, shows históricos, depoimentos exclusivos e uma extensa pesquisa, Heylin construiu o mais fiel e honesto relato do momento em que os Beatles transformaram a cultura mundial para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!



Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.