quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Resenha: Of Love and Other Demons {Livro}


 "He had no room in his heart for anything but Sierva María, and even so it was not large enough to hold her."


Autor: Gabriel García Marquez
Páginas: 168
Editora: Penguin Books

SINOPSE ORIGINAL: Sierva Maria, only child of a decaying noble family, has been raised in the slaves' courtyard of her father's cobwebbed mansion while her mother succumbs to fermented honey and cacao on a faraway plantation. On her twelfth birthday the girl is bitten by a rabid dog, and even as the wound is healing she is made to endure therapies indistinguishable from tortures. Believed, finally, to be possessed, she is brought to a convent for observation. And into her cell stumbles Father Cayetano Delaura, the Bishop's protege, who has already dreamed about a girl with hair trailing after her like a bridal train; who is already moved by this kicking, spitting, emaciated creature strapped to a stone bed.



  A jovem Sierva Maria, a filha única de um marquês, e que possui cabelos de mais de um metro, é tida como possuída após ser mordida por um cachorro raivoso. O bispo convence seu pai a mandá-la para um convento onde esta deverá ser exorcizada.

  Sierva não faz nada para contradizer a hipótese de que está possuída, muito pelo contrário, ela provoca as freiras com seus costumes "negros", falando em três línguas africanas - as quais conhece bem pois foi criada com as escravas da família.
   É nesse ponto, ao ser encarcerada, que entra em sua vida Cayetano Delaura, jovem padre encarregado do exorcismo da menina que, com a convivência, acaba se apaixonando por ela. E é correspondido.

   Avaliação: 

   Docemente triste. É assim que eu descrevo "Do Amor e Outros Demônios".
  Somos apresentados, através de uma escrita leve e fluída, à uma garota de 12/13 anos que vive em plena época da Inquisição rodeada por escravos, a quem ela considerava sua verdadeira família. E à toda a pureza de seu amor com um padre de 36 anos. Pode parecer absurdo, mas é algo que passa despercebido durante a leitura (a diferença de idade).
   Além de uma linda e triste história de amor proibido temos a exposição de assuntos como o preconceito racial e religioso, a dominação da igreja católica e o medo do desconhecido. E é tudo narrado de forma tão leve. Não tem outra forma de falar, é isso: leve. Os personagens são todos ricos e mesmo que não chegando nem à 200 páginas você se encanta com as peculiaridades de cada um deles. Leitura rica!


  Me interessei pelo livro - primeiramente pelo nome - quando li a sinopse do filme baseado nele. Nunca tinha ouvido falar dessa história, e como vocês sabem, eu adoro romances proibidos.
   Algo diferente dessa vez é que essa é a primeira resenha de um livro que não tem como idioma original o inglês, e sim foi traduzido. O idioma original é o espanhol e o nome é o equivalente ao inglês e ao português mesmo: Del Amor y Otros Demonios.
  Esse livro foi meu primeiro contato com o ganhador do prêmio Nobel de literatura Gabriel García Marquez, e tenham certeza que é o primeiro de muitos!


 Um beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!



Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.