sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Resenha: Hamlet {Livro}

Autor: William Shakespeare
Páginas: 141
Editora: L&PM

Sinopse: Hamlet é uma tragédia de William Shakespeare, escrita entre 1599 e 1601. A peça, passada na Dinamarca, reconta a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai Hamlet, o rei, executando seu tio Cláudio, que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com a mãe de Hamlet. A peça traça um mapa do curso de vida na loucura real e na loucura fingida — do sofrimento opressivo à raiva fervorosa — e explora temas como a traição, vingança, incesto, corrupção e moralidade.

Minha Opinião: Hamlet é minha leitura para faculdade, mas que a muito tempo eu queria ler, como disse nas resenhas dos mangás de Shakespeare, conheço pouco do seu trabalho e esse é o primeiro livro que leio do começo ao fim. Fora minhas leituras de internet, com seus pequenos poemas, frases e os mangás esse posso sim afirmar que foi uma leitura completa, não que o que já tenha lido não valha a pena, pelo contrario!

Assim que minha professo enumerou os títulos a serem lidos, comprei Hamlet da livraria da Universidade mesmo, encomendei minhas outras duas leituras que já chegaram então logo quem saiba já tem resenha de mais dois dos livros pedidos na universidade por aqui! E que venham muito mais livros de Shakespeare pela frente!
[...]“E à minha alma ele não pode fazer nada,
Pois, é tão imortal quanto ele.”[...]

Voltando novamente ao que importa, 'Hamlet'. Essa é uma das minhas capas favoritas, a que mais gosto de todas que já conheci e claro que dei pulinhos quando encontrei esse volume da livraria, que por minha sorte ou não era o ultimo exemplar. Como dito amei a capa, ela é simples, mas é bela, o livro trás um 'introdução-informação' bem interessante sobre Shakespeare, com as folhas são brancas, letras pequenas, tradução de Millôr Fernandes.


A Obra inicia com a enumeração, dos personagens e logo em seguida inicia-se a peça teatral! O Livro trás a história de Hamlet, príncipe da Dinamarca, que decide vingar a morte do pai, após o espectro do mesmo aparecer para ele, revelando que sua morte não foi 'normal', mas que sim 'premeditada'. Hamlet provém-se de uma loucura verdadeira e ao mesmo tempo fingida para executar seu plano.

E qual será esse PLANO? ...

Shakespeare consegue misturar em sua obra: amor, traições, vingança, culpa, filosofia, loucura real e loucura fingida com palavras sem muito sentido para os tolos, mas perfeitamente explicativas à quem as proferia!

Penso que já disse na resenha do mangá Hamlet, que sou apaixonada por Hamlet, que sua mente perturbada e seu jeito 'malvado/critico' de ser me instiga!
[...]"Não é monstruoso que esse ator aí,
Por uma fábula, uma paixão fingida,
Possa forçar a alma a sentir o que ele quer,
De tal forma que seu rosto empalidece,
Tem lágrimas nos olhos, angústia no semblante,
A voz trêmula, e toda sua aparência
Se ajusta ao que ele pretende? E tudo isso por nada!"[...]
Com um humor negro e uma história construída em metáforas. Hamlet é simplesmente 'magnífico'! Um 'CLÁSSICO'. Sem mais. RECOMENDO SIM, conheça você também essa belissima obra de Shakespeare!
AVALIAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!



Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.