domingo, 13 de outubro de 2013

Resenha: Estou com Sorte {Livro}


As confissões do funcionário número 59 do Google

  O livro Estou com sorte é do autor e ex funcionário do Google Douglas Edwards. Neste livro o ex-diretor de marketing do consumidor e gerenciamento de marca do Google, nos conta um pouco sobre a empresa, e confissões pessoais a respeito do tempo em que trabalhou no Google.  Douglas Edwards, foi o diretor de marketing do consumidor e gerenciamento de marca do Google de 1999-2005 e foi responsável por estabelecer o tom e a direção da comunicação da empresa com seus usuários. Antes de se unir ao Google, Edwards foi o gerente do grupo de marca on-line do San Jose Mercury News e correspondente do Novosibirsk para o programa de rádio público Marketplace.
  O livro é dividido em quatro partes, sendo elas: Parte I: Você é um de nós, com dez capitulos. Parte II: O Google cresce e encontra sua voz, contendo seis capitulos. Parte III: Onde estamos, com nove capitulos. Parte IV: Será que isto é realmente o fim, contendo apenas um capitulo.
Em relação a arte gráfica e diagramação do livro, quero retratar alguns pontos refentes a este trabalho. A capa do livro é bem criativa, lembrando a página inicial da Google, já a capa traseira trás comentários de leitores, lembrando aos resultados da pesquisa do Google. A diagramação conta com letras medianas, tamanho doze, fonte times, contando com vinte e seis capítulos, sendo eles capítulos separados, contendo também vários subtítulos em cada capitulos. Contando também com a cronologia dos acontecimentos do Google, o Glossário e por final os Agradecimentos do autor. O livro inicia com a introdução, fala sobre Larry Page, um dos fundadores da empresa Google. (2012, PG.12) " Em 1997, eles mudaram o nome para Google, que brincava com o amor que eles sentiam pela matemática e a escala (um googol é 10100). Eles escolheram uma variante ortográfica por duas razões: o domínio da web para o googol.com já estava tomado e Larry imaginou que eles jamais conseguiriam o domínio de um número como sua marca registrada."
 Quando tinha pedido o livro para ler/resenhar não tinha me tocado da quantidade de páginas, pensei que seria menorzinho, e não tão extenso como ele é. Mas compreendo o porque, uma trajetória rica como o nascimento e percurso da empresa Google, merecia até muito mais folhas. Sou formada em TI, e um dos motivos de pedir o livro foi este. Mesmo se não tivesse esta formação ainda gostaria de lelo, acredito que todo mundo fã da Google, ou viciado em informações vai curtir a leitura de Estou com Sorte.
  Como citado o livro trás a história de um ex funcionário da Google, então o livro não só está repleto de palavras complicadas/diferente como de notas de rodapés. É muito interessante ficar a par dos acontecimentos da empresa, de como ela foi crescendo, de como foram surgindo as novas ferramentas. O autor, nos traz uma bela trajetória de sua vida como Xoogle. Com uma narrativa simples, bem escrita, que consegue nos prender pela curiosidade de saber um pouco mais dessa imensa impressa que se tornou o Google. (2012, Pg 463) “Eu tenho sorte de ter visto em primeira mão como tudo isso é verdade."
  Não sei para você, mas pra mim seria uma paraíso trabalha na Google não só pelo fato dela ser esse enorme parque de diversões ou como a citação nos mostra: "Eles gostaram de encher os copinhos de papel com bolinhas de malte, M&M's e chocolates, e de ficar sentados diante da tela tomando refrigerante" (Google me contrate #risos). Não pude deixar de rir quando a está citação: "Quais são as partes ruins do C++¹? -perguntei uma vez ao Craig. -A maioria - ele respondeu com a maior cara de pau.", pra quem conhece/estudou e mexe com programação não têm como não se sentir na pela e cair na gargalhada com o comentário.
  Já quero deixar que este comentário não é um comentário e não uma comparação. Ontem olhei o filme. Os estagiários, e não pude deixar de lembra de Estou com sorte, tanto que não resisti e escolhi uma foto do filme para abrir está resenha. Se você ficou curioso pelo filme, olhe-o, mas não esqueça de ler Estou com Sorte antes, pois o livro vai te contar a história da empresa e deixar mais a par a respeito dos detalhes, o filme vêm só pra incrementar essa leitura, que para mim foi muito interessante.


Título: Estou com sorte
Autor: Douglas Edwards

Sinopse: Comparar o Google a um negócio comum é como comparar um foguete a um Edsel. No seu começo, o Google abraçou extremos — dias infindáveis abastecidos com comida farta e de graça, debates infindáveis baseados em dados, e jogos de hóquei de tirar sangue. Os líderes recém-formados da empresa procuravam mais do que velhos caminhos para o sucesso; eles queriam disponibilizar toda a informação do mundo para todos instantaneamente. O Google, como o Big Bang, era algo único, uma liberação explosiva de inteligência bruta e inigualável energia criativa, e enquanto outros descreveram o que o Google conquistou ninguém jamais explicou como era se sentir fazendo parte disso. Pelo menos até agora. Douglas Edwards, o funcionário numero 59, oferece uma primeira visão por dentro do que era ser um Googler. Experimente a mistura enervante de camaradagem e competitividade enquanto Larry Page e Sergey Brin, os jovens e idiossincráticos parceiros da empresa, criavam uma estrutura famosa pela sua não hierarquia, pela luta contra a sabedoria convencional, e a corrida para implementar uma miríade de novos recursos, enquanto, tranquilamente enterravam ideias passadas e produtos danificados. Estou Com Sorte captura pela primeira vez a cultura autoinventada da mais transformadora corporação do mundo e oferece um acesso único às emoções, particularmente as tensões, experimentadas por aqueles que construíram da noite para o dia uma das marcas mais conhecidas do mundo.

AVALIAÇÃO

2 comentários:

  1. Você colocou a imagem do filme Estagiários e me deu uma enorme vontade de sair correndo ir para o cinema assistir o filme, deve ser muito bom.

    Beijokas da Mylloka
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário querida. Eu adorei o filme, vale muito a pena ver ele, como também fale apena ler o livro, com ele você fica mais a par da história da Google, e termos que usam no filme se fala no livro! Beijos ;**

      Excluir


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!



Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.