quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Resenha: Esc@ndalo {Livro}


Até onde você é capaz!
Amor, Cuidar ... Proteger! Nem sempre é como devia ser.

  O livro Esc@ndalo, foi trazido ao Brasil pela editora Novo conceito em outubro. A autora do livro é Therese Fowler, que já tem outro livro seu lançado aqui chamado Souvenir, do qual não li. Esc@ndalo, é o primeiro livro da autora que leio. Therese Anne Fowler é bacharel em Sociologia e mestre em Escrita Criativa. Seu trabalho recebeu menção honrosa da Sociedade Faulkner e foi premiado com o Thomas Wolfe Fiction. Foi assistente editorial e ensinou Escrita de Ficção na faculdade, antes de sair da academia para escrever em tempo integral. Nascida em Illinois, tem dois filhos e dois enteados, e vive na Carolina do Norte com o marido. Em 2009, seu filho, então com 19 anos, foi preso sob a acusação de sexting. Com a intenção de deixar claro aos jovens, e aos seus pais, do que se trata esta prática, Fowler escreveu o romance Esc@ndalo.
  O trabalho da editora, continua com sua marquinha, capas simples, mas com um toque de requinte nelas. Nesta capa encontramos a imagem de um casal (da qual achei muito fofo, e eu que não sou fã de meninos loirinhos chonei no moço da capa). O trabalho gráfico interno está bem caprichadinho, fonte times tamanho 11, capitulos separados, folhas de outono enfeitando ao lado do numero do capitulo. E o diferencial é que em cada folha que abre um novo ato, ela encontram-se toda preto com letras brancas, trazendo uma citação abaixo. Ao total o livro é dividido em 3 atos, contabilizando ao total 34 capitulos, mais o ultimo "ato" aqui chamado de Encore. Não posso deixar de citar que no terceiro ato a citação que vem acompanhada do terceiro ato, que por sinal se encaixou perfeitamente com a narrativa do texto:  (Shakespeare. 2013. Pg 302) "Até mesmo a alta virtude, num momento mal aplicada, em vício se transforma, e este, por vezes, ao dever dá a norma."
  Pedi o livro, pois adorei a capa. Quando a vi tive uma nostalgia que não consegui encontrar o motivo para explicar, mas foi um quase Dejavu (risos). Minha curiosidade partir do título do livro, que levava um @ para representar a letra A. A partir desta primeira visão, eu pensei que o livro seria algo divertido, uma comédia romântica, com um bafão, mas algo levado no cômico. O que não tinha nada haver com o conteúdo escolhido para o livro. (eu e minhas previsões a partir de ilustração de capa, estão muito criativas). Emfim o livro carrega como tema principal"sexting", o que para mim foi uma surpresa enorme, pois não tinha nem em mento o que seria, e qual problematica ele teria. Para ajuda-los fiz um breve pesquisa e descobri, que: (Jornal Notícias/ raquel Teixeira. Publicado em 2012/04/13) "Sexting consiste em enviar conteúdos sexuais provocatórios como imagens, mensagens ou clips de vídeo, através do telefone ou da internet. De acordo com Sherry Adhami, membro do grupo de caridade britânico Beatbullying, que se destina a prevenir atos de bullying, sexting tornou-se uma epidemia que ataca cada vez mais jovens por todo o mundo." Sinceramente preciso dividir com vocês, que nem se passava por meus pensamentos que sexting seria um novo cyberbullying. Já havia lido várias notícias pela internet a respeito, agora mesmo aconteceu um caso destes, em que a vítima acabou por se suicidar. Mas sabe aquela velha frase que você fala"Comigo nunca vai acontecer ou Nunca vi acontecer com ninguém próximo a mim", bem podemos estar cade vez mais perto de pessoas que sofreram esse tipo de bullying e não nos tocarmos. Pra mim esse assunto ainda passa um pouco despercebido pelo fato de não acreditar que ele esteja tão presente quanto as informações afirmam.(Jornal Notícias/ raquel Teixeira. Publicado em 2012/04/13) "Em declarações ao jornal britânico, "The Telegraph", vários jovens revelaram que esta realidade é bastante mais comum do que aquilo que se pensa. Amy, de 16 anos, disse, inclusive, que "se perguntar por aí, eu conseguiria, provavelmente, obter entre 10 a 20 fotografias que foram enviadas ou postas no Facebook, em menos de uma hora".
  Outro ponto que não posso deixar de comentar é a respeito da chamadinha da capa "Amor proibido, privacidade devassada e vidas em jogo: um Romeu e Julieta do nossos dias". O que me fez pensar que seria mais uma releitura de Romeu e Julieta, outro equivoco meu, pois estava novamente enganada em pensar que veria esses velhos amantes, mas em roupagens novas. Esc@ndalo é um romance com uma ótima temática e uma pitadinha do meu casal favorito, mas sem seguir seus padrões dos personagens apenas levam uma pitadinha do romance.
  Antes de falar mais sobre o que achei da história quero deixar claro que o livro não trata desse lado do sexting, no quesito de humilhação publica, mas na troca de fotos por casais apaixonados, mas que acaba por tomar um outra direção. Aqui  o sexting, leva mais o fato dos jovens que curtem/gostam de tirar fotos de si e de seus companheiros, onde eles se encontram nus. Levando em questão que é uma admiração, uma nova troca de cartas da atualidade se assim eu puder chamar.
  Esc@ndalo vai conta a história de Anthony e Amelia.  Jovens apaixonados, que precisam esconder de seus pais o namoro, por não o aceitarem. A história começa a acontecer quando o pai de Amelia decide acessar o computador da filha e acaba encontrando fotos de Anthony. O problema é que nas fotos Anthony estava completamente nu. Com a mente fechada e pensando que sua filha fosse totalmente pura e inocente, Harlan surta, chama a policia fazendo com que Anthony seja preso. E a partir destes breves acontecimentos é que a história vai sendo narrada. (2013. Pg 65)"Ah, Harlan entendia sujeitos como Winter - só queriam participar do clube de teatro, seduzir o máximo de garotas possíveis, faze-las apaixonar-se por ele, enquanto, para, Winter, elas não eram nada mais que brinquedos, alimentos para o ego. Graças a  Deus, Amelia era inteligente demais para ser enganada, por sua encenação"
  A narrativa de Fowler é tranquila, fácil e gostosinha de ser lida. A construção dos seus personagens está bem elabora. A autora consegue colocar em cada um sentimentos, fazendo com que o leitor acredito no que eles estão passando/sentindo. A autora conseguiu passar bem a realidade de muitas famílias da nossa atualidade, da qual os pais fecham os olhos e não querem enxergar a verdade que está ali na sua frente. Um dos fatores positivos entre outros é que Fowler, criou um romance, real, atual e sem frescuras. Um amor fofo, mas com seus limites, não é um mar de rosas, é real e bonito.
 Um ótimo livro, uma ótima escolha de temática, e um belo trabalho da autora nos proporciona, inúmeras sensações, e reações a respeito. Um material rico, atual, que ajuda a abrir nossos a respeito do tema. Um romance que vai além das proibições, e consequências. Therese Fowler, consegue alcançar seu propósito com esse livro, que é de alertar, através dos jovens os pais. É mostrar que não estamos longe dessa realidade.  Este foi um livro que me agradou muito, não só pelo trabalho do romance dos personagens, mas do trabalho em volto de uma temática que me causou curiosidade, e me fez ir atras de pesquisas para saber mais a respeito do assunto.
  Não sei se consegui alcançar a todos com minhas palavras a respeito do que achei da história de Fowler. Espero ter causado pitadinhas de curiosidades em vocês, pois Esc@ndalo, deve ser lido e conhecido por muitos!

Uma Dica:
-Pra quem gostou da temática abordada no livro, encontrei um filme com a temática. Ainda não assisti a ele, mas li só elogios a seu respeito,e assim que a situação aliviar na facul procuro ele pra olhar. O filme é "Shattered Silence", lançado em 2012, dirigido por John Stimpson. Só pra visar que ele não recomendado para menores de 12 anos.
Pesquisas:
-Algumas das citações para explicação do que é sexting, foi retirado do site Jornal Notícias.
-Para quem saber mais a respeito do tema, sexting encontrei um site em que há bastantes informações sobre. Segue o link: Safernet.

Título: Escandalo
Autor: Therese Fowler

Sinopse:  Amelia Wilkes tem um pai rigoroso que não permite que ela namore, mas isso não a impede de viver um romance secreto com o cativante Anthony Winter.Desesperadamente apaixonados, os dois sonham uma vida juntos e planejam contar tudo sobre seu amor aos pais de Amelia...
Mas só depois que ela completar dezoito anos — e for legalmente reconhecida como adulta. No entanto, a paixão do casal é exposta mais cedo do que o previsto...
Eles são jovens, andam grudados aos seus celulares e postam todo tipo de informação — inclusive aquelas informações mais particulares, que só deveriam dizer respeito a eles mesmos — até que o pai de Amelia encontra fotos de Anthony, nu, no computador de sua filha. Poucas horas depois, Anthony é preso.
Apesar dos protestos de Amelia, seu pai usa de todo o poder e influência entre os policiais, e entre os meios de comunicação, para transformar Anthony em um pervertido que caçava sua inocente filha.
De mãos atadas, cabe aos dois apaixonados arriscar uma última saída, ousada e perigosa, e apagar a acusação de sexting que Anthony recebeu.
AVALIAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!



Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.