segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Crítica sobre: O Fantasma de Anya {Quadrinho}

"Uma Obra-prima dos quadrinhos e da nova literatura" Neil Gaiman (Nota da capa)


Vera Brosgol nasceu em Moscou, Rússia, e emigrou para os Estados Unidos quando criança. Formou-se em Animação Clássica e atualmente trabalha como artista de storyboards para desenhos animados em Portland, Oregon. Participou como artista conceitual da produção dos filmes de animação Coraline e Paranormal. O Fantasma de Anya é seu primeiro livro e recebeu, em 2012, o Prêmio Harvey de "Melhor Publicação Gráfica Original para Jovens" e o Prêmio Eisner de "Melhor Publicação para Jovens Adultos".
E a respeito do seu primeiro livro, traduzido aqui pela Editora Jangada, quero deixar algumas de minhas opiniões a respeito do que eu achei, tanto do material gráfico quanto do enredo.


O que falar do material a não ser. Que capricho, cuidado!! Tentando resumir para vocês, a Editora Jangada, fez aqui um belo trabalho, a capa é envernizada e um pouquinho mais grossinha que as normais. As folhas são do tipo revista, tendo elas recebido como a capa paletas de tons de roxo. ;) Sim os quadrinha são todos coloridos, tendo as cores preto, cinza e roxo. (Eu já disse que amo tons de roxo?)Em relação a fonte dos quadrinho, ela me parece ser tamanho 11, não sei o tipo da fonte, mas é uma fonte agradável e de fácil leitura. Ao total a história de Anya conta com 223 páginas.


Antes de deixar minha opinião a respeito do que anchei da história de Vera Brosgol. Quero deixar um pedido de desculpa a editora e aos leitores pelo meu atraso na resenha. Sorry o tempo está complicado esses dias. Mas deixando de lado esse assunto vamos ao que mais interessa. O que achei de O fantasma de Anya?
Quadrinhos, são sempre uma leitura prazerosa e muito rápida pra mim. Devoro e os devoro e quando chego ao final, fico numa tristeza por ter chegado o aclamado "Fim". E pra resenhar, quadrinhos, fica tão mais difícil, pois não sei o que falar, parece que as palavras fogem e as que me sobram, são poucas e não suficientes para tentar por assim explicar e mostrar a vocês o quanto a leitura me agradou.


Anya é divertida, e a típica adolescente com seus problemas, paixão, peso... Aqui conheceremos ela nessa fase, digamos "aprendendo a se conhecer". Não posso esquecer de contar a vocês que Anya é Russa (a como eu apaixono nos russos), o fato que ela tenta esconder de todos na sua escola. Anya se senti excluída, e sabe que se mostrar "estrangeira" será uma presente para seus colegas "aprontarem" com ela. Por isso ela tenta passar uma imagem de "o nem ai, sou mais eu", com um estilo deslocado.
Com isso tudo presumimos que Anya não têm amigos? Sim ela não têm, ou posso dizer que têm, mas não se trata bem de uma amiga. hihi ;) Vou deixar vocês na curiosidade e assim quem saiba mais de vocês queiram ler Anya. Posso dizer lhes que vale muito apena, descobrir, não só quem é a amiga de Anya, mas quem é Anya.
Adorei a história. Fico até sem palavras para tentar passar a vocês o quanto a leitura me agradou, divertiu e me conquistou. Sinceramente não pensei que ia curtir tanto a história quanto curti. Mas... se até Neil Gaiman gostou porque não gostaria? hihi ;) Digo isso por ser fã do autor e confiar nas suas opiniões!
Você lê rápido, se diverte e quanto menos espera, no meio de surpresas, reviravoltas você termina O Fantasma de Anya com um gostinho de quero mais!


Qual minha nota para o livro:


Título: O Fantasma de Anya
Autor: Vera Brosgol

Sinopse: A vida de Anya dá uma guinada quando ela cai num buraco na floresta e encontra o fantasma de uma garota morta há muito tempo, Emily. Por ter sido privada da vida de uma adolescente normal, Emily é um fantasma ressentido. Quando consegue seguir Anya até em casa, procura maneiras de ser útil e convencer Anya a deixá-la ficar. E Anya começa a desfrutar dos benefícios de uma amiga invisível, que pode ajudá-la a viver no mundo às vezes complicado de uma escola secundária. Naturalmente, os problemas não tardam a surgir. E, como dá para adivinhar, o resultado dessa amizade pode causar situações desastrosas e assustadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!



Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.