quinta-feira, 20 de março de 2014

Resenha: Alice's Adventures in Wonderland & Through the Looking Glass


 Carroll fumava um baseado...


Autor: Lewis Carroll
Páginas: 288
Editora: Wordsworth Editions
SINOPSE ORIGINAL: When Alice tumbles down a rabbit hole one summer afternoon in pursuit of a White Rabbit, she finds herself in Wonderland. And here begin the adventures that have made Alice the stuff of legend and ensured that Lewis Carroll's book is the best loved and most widely read in children's literature.



  Ao seguir um misterioso coelho branco que usa um relógio de bolso (já deveria suspeitar da loucura aí), a jovem e, diga-se de passagem, muito curiosa, Alice, cai em um buraco. Lá ela vai viver maravilhosas aventuras enquanto muda o tempo todo de tamanho e enfrenta a tirana Red Queen (aqui para nós, Rainha de Copas) e faz de tudo para voltar para casa. 



   Avaliação: 

   
As ilustrações dessa edição são simplesmente fantásticas!
    A primeira aventura da pequena Alice se trata de sua incursão no misterioso País das Maravilhas, o qual ela adentra após seguir um coelhinho. Com zilhões de adaptações, tenho certeza que todo mundo conhece essa história. Eu por exemplo, já tinha lido várias vezes, mas nunca a versão original do Lewis, e sim adaptações para crianças sendo alfabetizadas ou aquelas lançadas iguaizinhas ao filme da Disney.
   Na segunda parte, que se chama "Alice Através do Espelho" - que eu não conhecia - temos em grande parte a história se passando num tabuleiro de xadrez. Os personagens e diálogos são tão malucos quanto os do primeiro conto. E como num espelho, tudo lá é ao contrário.
   Para nossa sorte, exploramos tudo da melhor forma possível, pois estamos na companhia da garotinha mais inteligente e curiosa que vocês podem imaginar.
 
Ilustrações da minha versão, por John Tenniel


   Já tinham me falado que esse livro era meio louco... mas o que é isso gente? O troço é totalmente psicodélico. Acho que alguém deu um tapinha antes de escrever, hein Sr. Carroll??? 
   A história de Alice é louca e fantástica! Com certeza uma obra prima da literatura. Fiquei muito feliz de ter lido e ao mesmo tempo triste por não ter lido antes. Sabe aquelas coisas que você percebe que gostaria de ter feito na infância? Sei que minha "eu" de 10, 11 anos atrás ficaria encantadíssima.


     Mas ler esse livro depois de grande tem uma vantagem: a gente capta algumas metáforas e ao meu ver até algumas mensagens subliminares, haha.
     Esse livro realmente é infantil?
     Sobre a linguagem... balela! A leitura flui que é uma beleza, dá pra ler até mesmo sem ajuda de dicionário de tão fácil. E o livro também nem é grande, minha gente. Ótimo pra treinar o inglês e é claro, pra soltar a imaginação!



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!



Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.