segunda-feira, 31 de março de 2014

Resenha: A Donzela e A Rainha

   

Et Jeanne, la bonne Lorraine
Qu'Anglais brûlèrent à Rouen;
Où sont-ils, où, Vierge souvraine?
Mais où sont les neiges d'antan?

E Joana, a boa Lorena
Que os ingleses queimaram em Ruão;
Onde eles estão, onde, Virgem soberana?
Mas onde estão as neves de antanho? 

(Françõis Villon - Ballade des dames du temps jadis)


    Nancy Goldstone nasceu em Illinois (EUA) e tem paixão por história medieval e livros antigos e raros. Formou- se em História na Cornell University e obteve seu diploma de mestrado em Relações Internacionais na Columbia University. Nancy trabalhou como articulista e crítica literária em inúmeras publicações, inclusive The New York Times, The Washington Post, The Boston Globe Magazine e The Miami Herald. Ela é a autora de três obras de não ficção que analisam o papel das mulheres de alta estirpe na Idade Média, e também escreveu vários livros em coautoria com o marido. Mora em Westport, Connecticut. 
    Assim que li o título, 'A Donzela e A Rainha 'e logo o seu subtitulo 'A História Secreta de Joana d'Arc', não tive duvidas em qual livro pedir para resenhar aqui no blog. Quando o recebi, já estava empolgada com aquela expectativa da espera de algo muito desejado, e assim que o peguei nas mãos, fiquei abobada, não se pode perceber em imagens o quanto a capa do livro é linda e o quanto a editora caprichou tanto na capa, quanto contracapa do livro, eu apenas babei no todo dele. 
    Como acabei de lhes contar, a capa está linda, além das escolhas de tons, que para mim encaixam muito bem, a imagem da mulher e a fonte do título, estão bem escolhidos. A Capa é toda envernizada, há um alto relevo muito leve no título. A contracapa está linda também, ao redor formando um quadrado de de trepadeiras, sendo elas envernizadas e apenas fosco onde esta a sinopse do livro. A diagramação interna está bem caprichada, há imagens, marcadores de texto, mapas etc.. A escolha da fonte seria o único porém a falar do livros, pois ela recebeu um tamanho 10 (penso ser), e preferia uma fonte 12 com maior espaçamento entre elas.
   O Livro conta com 312 páginas,sendo elas divididas em três partes: Antes de Joana (Parte I), Joana D'arc (Parte II) e Depois de Joana (Parte III), sendo assim acompanhada por 15 capitulos. Os capitulos inciam sempre com um livro (foi o que eu enxerguei), com uma letra grande no centro que dá inicio a leitura do capitulo. Além dos capitulos o livro conta inicialmente com um Sumários, Lista de Mapas e Ilustrações como também, Notas das fontes, Bibliografia selecionada etc.. Não posso deixar de comentar que as notas do livro estão muito boas, e que tanto a Genealogia, quanto as ilustrações e o livro em seu todo formam um belo livro daqueles que você deve ter na estante.
   A Donzela e A Rainha é uma biografia histórica explorando  a relação entre Joana D'arc e Iolanda de Aragão. Duas mulheres poderosas que mudaram a história politica, religiosa. A complicada guerra dos Cem Anos,  não seria nada sem essas duas mulheres guerreiras. 
(2014. Pág 118) "A primeira vez que ouvi a voz, prometi conservar minha virgindade pelo tempo que prouvesse a Deus. Eu tinha então 13 anos mais ou menos. - Joana D'Arc en resposta à pergunta de um inquisidor durante seu julgamento"
   Por mais que você deseje devorar o livro, este é daqueles que você precisa ler mais atento, devagar, pois caso contrario se fizer como eu fiz e ir afobada ira ter que voltar algumas páginas para compreender melhor. Depois que peguei o ritmo certo da leitura, A Donzela e A Rainha, flui ainda melhor do que antes.
  As ilustrações são um plus a mais na história, pois ajudam a você relacionar os personagens as suas respectivas imagens. Há também um monte de notas laterais que como as imagens também ajudam a a reforçar mais algumas dúvidas/curiosidades. São pontos de vista diferentes, o que complemente e agrega além de novas informações, mais conhecimento como também, novas impressões a respeito da história. 
  Vale ressaltar que A Donzela e a Rainha não é apenas a história de Joana D'arc e sim também de Iolanda de Aragão.
   Quando me deparo com um livro deste, que tenham temas históricos, que conte fatos que aconteceram realmente, principalmente se tratar de povos antigos e histórias medievais, eu simplesmente amo e mergulho na história e fico além de empolgada. É também nesses livros, quando vou passar no 'boca a boca', que eu brinco ao falar, 'devia estar cursando história'. Enfim em tudo eu amo literatura e adoro história, e hoje eu consigo ver o quanto as duas se interligam e ambas conseguem me divertir, e fazer com que meu tempo de leitura seja prazeroso, divertido e bem ocupado.
(2014. Pg 270) "Depois, as vozes me disseram:'Conforme-se, não lamente seu martírio; por ele, chegará finalmente ao reino do Paraíso'", declara Joana uma vez, com veemência, em resposta ao ceticismo e às tentativas de seus inquisidores de abalar seu apego às vozes e ao estado de graça. "E acredito no que as vozes me disseram sobre minha salvação tão firmemente quanto se já estivesse lá"
   Sabe o que é se surpreender com um livro desde a capa, a sinopse e então ao mais importante o texto, a história que ele vem nos contar. Assim foi minha relação com A Donzela e A Rainha, surpresas que aguçaram minha leitura e empolgação ao virar a próxima página.
   Ainda para fechar minha opinião, saibam que o boca a boca vai rolar lá na faculdade, hoje mesmo vou pentelhando meu primo no buss falando à respeito do livro. Não posso esquecer de falar também que a autora, fez um ótimo trabalho de pesquisa, e isso é um dos motivos do livro ser tão bom.
   Não sei se consegui passar a vocês a minha impressão de A Donzela e A Rainha, não sei se sentiram o quanto gostei do trabalho da editora e do texto de  Goldstone. Espero conseguir passar um pouco do quanto o livro me agradou, e que minhas palavras cause curiosidade em mais pessoas, fazendo com que mais queiram ler A Donzela e A Rainha.
  Para finalizar, deixo aqui uma das ilustrações contidas no livro. P.s: As ilustrações encontradas no decorrer da história são todas em preto e branco.


E ai alguém ficou curioso pelo livro? Quem como eu curte este tipo de história, acredito que ira gostar tanto quanto eu gostei de  A Donzela e A Rainha.




Título: A Donzela e A Rainha - A História Secreta de Joana d'Arc
Autor: Nancy Goldstone
Editora: Seoman

Sinopse: Esta biografia histórica explora o vínculo misterioso e secreto entre a mundana e poderosa Iolanda de Aragão, rainha da Sicília, e a mística Joana d'Arc. Envolvida na complicada batalha dinástica da Guerra dos Cem Anos, Iolanda defendeu a causa do delfim contra as forças da Inglaterra e da Borgonha, valendo-se de sua inteligência, diplomacia e vasta rede de espiões. Mas o inimigo parecia invencível. E justamente quando as esperanças da França se esvaíam, Joana d'Arc surgiu dos confins do reino dizendo-se portadora de uma mensagem divina - mensagem que mudaria o curso da história, levando por fim à coroação de Carlos VII e ao triunfo da França.

Avaliação

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!



Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.