sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Resenha: Após a tempestade


Ela teve sua vida transformada por uma tragédia. Mas a vida oferecerá um novo começo


  O livro  Após a tempestade da autora Karen White, foi o primeiro a ser trazido aqui para o Brasil pela Editora Novo Conceito, o segundo é De volta para Casa, do qual estou lendo no momento juntamente com outras leituras, e estou gostando bem mais, mas está opinião fica para quando termina-lo. Karen White vem de uma longa linha de sulistas , mas passou a maior parte de sua infância, em Londres , na Inglaterra e é um graduada na Escola Americana em Londres e tem um grau de BS da Universidade de Tulane . Ela atualmente mora perto de Atlanta, Georgia , com o marido e dois filhos, e um estragados cão Havanese ( que aparece em vários de seus livros) , Quincy. Quando não está escrevendo , ela gasta seu tempo lendo, tocando piano, e evitando a cozinha.
  Em relação ao material gráfico, capa e diagramação interna do livro começo falando a respeito da capa: Gostei mais da capa Brasileira e do respectivo título bem mais que a da americana, pelo menos aos meus olhos ambos tiveram mais haver com a história do livro. Como de praxe as capas da Novo Conceito seguem o seu padrão, de simplicidade, sutileza e beleza. De detalhes, aqui o título se encontra em auto relevo, e as cores escolhidas para as fonte e fundo de capa combinaram com a imagem da capa. Em relação a diagramação interna, encontramos nele fonte times tamanho 12, e capítulos separados, contabilizando ao total 31 capítulos. A uma citação sempre abaixo do capitulo, seguido do nome do narrador daquele momento, e a data do acontecimento, quando não há mudança de narração  de Julia ou Aimee, há apenas a citação sem conter o nome do narrador.
  O diferencial é que o livro trás no final uma pequena entrevista com a autora, a respeito do livro e logo após algumas questões para se debater pessoalmente ou melhor num grupo de leitura, o que eu achei criativo.
O livro inicia-se com uma bela dedicatória aos Moradores do Golfo de Nova Orleans, seguido pelos Agradecimentos da autora, em seguida uma passagem pelo soneto 64 de William Shakespeare, e logo dando inicio a história do livro.
  Quando li o título fiquei curiosa, e a primeira coisa que pensei a respeito é que seria um livro de cortar o coração.Depois meu segundo pensamento sobre o título foi que se tratava de alguma tragédia natural, espelhada em algum acontecimento da vida, ou da autora ou dela ter visto e pensado em criar algo a respeito. E sabe que minhas ideias a respeito do que se trataria a história apenas observando a capa não foram tão foras de contextos e a maioria se encaixou com a história de White. 
  A história gira em torno de Julie Holt, onde um mistério do passado rodeia a história juntamente com as inúmeras mudanças do seu presente. Julia precisa ajudar Beau, filho de sua amiga Mônica, do qual ela está com a guarda, além de continua a procura por sua irmã Chelsea. (2013. Pg. 130) " Por que a água recua, o sol nasce e as árvores voltam a crescer. Porque... - ela abriu os braços, indicando o jardim, a árvore e, imagino, toda a península de Biloxi - aprendemos que grandes tragédias são oportunidades para grandes gestos de bondade. É como se fossem lembretes necessários de que o espírito humano está vivo e bem, apesar de toda a evidência contrária. - Ela baixou as mãos. - Descobri que não tinha morrido e que, portanto, não tinha terminado"
  A autora escreve de forma simples e gostosinha de ler, conseguindo assim prender a atenção do leitor na sua história. Os personagens e a trama estão bons, mas com algumas pontos negativos, dos quais para mim não atrapalhou a leitura, mas que não podia deixar de dividir com vocês. Tais observações são as de que a respeito da história é de que Após a tempestade, tem o fator histórico bem forte. A história se passa no presente e no passado e dentre as duas a que mais me prendeu e que gostei foi quando a narrativa voltava para o passado.
  A trama está boa, tendo como um bom fator a ótima narrativa de White e como ela consegue nos deixar curiosos, mantendo um clima de suspense que não te deixa abandonar a leitura, pois você necessita descobrir o que acontece em seguida. (2013. Pg. 84) "Os olhos azuis da velha senhora se tornaram sombrios.- Acho que você vai ter que voltar para ouvir o resto da história. - Ela vai me dizer por que a Mônica foi embora? Aimee ergueu levemente os ombros. - Talvez. Espero que você tenha as peças que faltam para que possamos juntá-las. - Mas e se eu não voltar? Aimee virou a cabeça sobre o travesseiro e fechou os olhos, um leve sorriso pairando nos lábios."
  Algumas ressalvas a respeito da história é de que a autora deixou furos, e situações na história que poderiam ser melhor desenvolvidos/explicados. Outro ponto é de que a autora se afobou com a finalização da historia.
  Após a tempestade é um bom livro, mas com não o perfeito. Como dito eu gostei da história, mas sei que ela poderia ter sido bem mais do que foi.
  Finalizando minha opinião a respeito de Após a tempestade, gostaria de saber de vocês o que acharam da história de Karen White?




Título: Após a Tempestade
Título Original: The Beach Trees
Autora: Karen White

Sinopse: Quando Julie tinha 12 anos, sua irmã mais nova desapareceu e nunca mais foi encontrada. Uma perda que corroeu os laços familiares e deixou sua mãe obcecada pela busca da irmã. Já adulta e com um prestigiado emprego, Julie conhece Monica, que a faz lembrar muito de sua irmã desaparecida há 17 anos. Elas se tornam melhores amigas, uma amizade que começa como um processo de cura para Julie. No entanto, uma fatalidade abate a amizade e Julie se vê responsável pelo filho de Monica. Ela decide levar o menino para Biloxi, Mississippi, para encontrar a família que ele não conhecera. A partir dessa viagem, Julie descobrirá segredos que estão ligados a sua família e seu passado...


AVALIAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!



Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.