sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Resenha: Um Herói para ela.


Escreva sua própria história

 LU PIRAS sempre gostou de contar e inventar histórias, transformando pessoas reais em personagens de loucas aventuras. Escreveu seu primeiro romance – uma saga sobre duas famílias durante a Guerra da Crimeia - aos 15 anos numa máquina de escrever Olivetti 1982, presente de seu avô. É advogada por formação e escritora por vocação. Esteve por sete anos em Portugal, trabalhou como jurista, comerciante e artesã de bonecas. Em 2009 se matriculou no curso de Produção Editorial da UFRJ, quando escrever se tornou uma saudável obsessão. ​
 É autora da série Equinócio, tendo publicado em junho de 2012 o primeiro volume, "Equinócio - A primavera", pela Dracaena Editora. É também coautora do romance "A Última Nota", em parceria com o escritor Felipe Colbert, a ser publicado em breve pela Editora Novo Século. Lu mora no Rio de Janeiro com sua família e sua gata Bria.
 A capa lembrou-me aos romances do Nicholas Sparks. Mas mudando de assusto e aprofundando sobre o que eu achei do material gráfico. Os tons, a fonte e as imagens escolhidas para a capa me agradaram bastante.A diagramação é simples, mas com alguns detalhes. A fonte é times, tamanho doze, o espaçamento me parece ser simples, mas posso estar enganada, as folhas são do tipo pólen. A cada novo capítulo temos a ilustração de um coração com fita de filme e uma claquete. Os capítulos são separados, contando ao total com 32 mais o final e ainda com o anexo do roteiro de "Para sempre enquanto durar, enquanto durar o para sempre".Ao total, são 313 páginas de história. Além da claquete que já havia comentado, tem capítulos que trazem outras ilustrações como O troféu do Oscar, cadeira do diretor, pipoca, cadeiras de cinema entre outros. Os capítulos recém títulos, como Protagonista, pretendentes entre outros trinte e dois mais.
 Estava afim de ler algum escritor nacional, e fui a procura na estante dos livros da Novo Conceito pra ver se tinha algum livro de autor nacional que ainda não havia lido e me dei de cara com o livro da Lu Piras, e como ele era fininho nem procurei mais peguei ele logo, e iniciei a leitura dele em um sábado chuvoso. Nunca li nada da autora, mas já ouvi falar dela, por cauda dos seus livros Equinócio e polaris, do qual li e também ouvi boas opiniões sobre o texto da autora. Esses motivos acabaram me deixando curiosa para ler algo dela, e que bom que eu tinha algo aqui em casa não.
A narrativa da autora não é ruim, conseguimos ver que a autora tem uma boa escrita, mas aqui o que senti é que a autora se embaralhou, sua história teve pontos altos e baixos, e lacunas que precisavam ser preenchidas. Ouve momentos que além de confusa ficava sem entender o porque determinada informação não chegava nunca, ela se perdia e era esquecida. Fora isso há um ponto que quero dividir com vocês, é que Lu piras viajou na batatinha em alguns acontecimentos da sua história, eu ficava: "Ah, isso não pode estar acontecendo, que tonta", depois outra maluquice acontecia e eu me perguntava, "como isso pode acontecer na vida real". Sabe o que me veio em mente é que os personagens eram esquizofrênicos O_O
Nesse momento lembro de minha professora falando, "nós temos potencial então vamos valorizar nossas cores". Acredito que mesmo a autora colocando a temática da sua história em outro país, ela devia fluir tranquila, mas não foi totalmente assim, pois com a mistura de etnias/língua acabei ficando confusa e pensando em qual língua  a autora quer habituar a sua história? Sim a pequenos momentos que além da língua portuguesa, nos deparamos com a língua inglesa e italiana.
 A construção dos personagens também ficou a desejar, acredito que se eles fossem mais trabalhos e não fossem tão bipolares, a história teria "ido", com mais facilidade. Ah e não posso esquecer do triangulo amoroso, que pra mim não tinha nada de triangulo, e como sua história não consegui me conectar com ele. Um herói para mim, é aquele livro bem típico, romance meloso demais, cheio de clichês.  Um título e sinopse que chamam atenção, junto com um bom trabalho gráfico e de edição que não aconteceu, não fluiu para mim por determinados pontos, e aquela curiosidade que tinha acabado! Infelizmente o livro não fluiu como pensei que seria. A história de Bianca teve alguns pontos que até me conquistaram, mas em totalidade não consegui me conectar com sua história.
 Que fique claro que esta é minha opinião, que ao contrario de mim, você pode não só se conectar a história como amar ela, o que não rolou pra mim. Mas se você ficou curioso leia, mate-a e tire suas próprias conclusões a respeito.

Alguns Quotes:

"Por que a vida exigia tantas definições? E por que essas definições precisavam ser definitivas?"

"Eu aprendi uma coisa na minha longa vida errante. Não existe final feliz. Existe o para sempre. Aconteça o que acontecer, se o que você sente é verdadeiro, não acaba com o final."



Título: Um herói para ela
Autor: Lu Piras
Editora: Novas Páginas

Sinopse: Bianca sempre quis ser roteirista de cinema. Para realizar seu sonho, ela sai do Brasil para estudar na famosa New York Film Academy. Em meio às emoções da nova vida na Big Apple, um rapaz misterioso acaba salvando a vida de Bianca em duas situações diferentes. Tudo o que ela sabe é que o seu herói tem no braço uma misteriosa tatuagem. Sem pistas sobre o seu protetor, ela é convidada para um show da banda The Masquerades, cujos componentes escondem os rostos atrás de máscaras. Uma rosa branca cai sobre o seu colo, arremessada pelo vocalista. Decidida a desvendar a identidade do mascarado, Bianca invade o camarim da banda. A surpresa que a aguarda por trás daquela porta poderá mudar o seu destino. Uma história cheia de humor e romance

AVALIAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!



Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.