segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Crítica sobre: Antes da Forca {Livro}

"Já tinha visto muitos mortos, claro, mais do que seu quinhão, mas jamais ficava confortável perto deles. É fácil transformar um homem em carcaça. Ele conhecia mil formas de fazer isso. Contudo, tão logo você o faça, não há como voltar atrás. Num minuto existe um homem, todo cheio de esperanças, pensamentos e sonhos. Um homem com amigos, com família que veio de algum lugar. No minuto seguinte ele é lama".


Joe Abercrombie foi educado na Lancaster Royal Grammar School, só para rapazes, e na Universidade de Manchester estudou Psicologia. Tendo sempre o sonho de, sozinho, redefinir o gênero literário da fantasia, começou a escrever uma trilogia épica baseada nas desventuras de um bárbaro, Logen Ninefingers. Joe mudou-se para Londres, onde viveu em um cortiço de classe baixa com dois homens à beira da loucura. Com um esforço heróico e o apoio de sua família, Joe terminou A Lâmina, em 2004, sendo publicada junto de um público insuspeito em 2006. Desde então, a obra já foi publicada em catorze países e as sequências, Antes que Sejam Enforcados e O Último Argumento dos Reis, foram publicadas em 2007 e 2008, respectivamente.

Sobre a capa, material gráfico e diagramação. Um porém é o corte do livro. O primeiro livro é menor, e esse é maior. Eu tenho problema com simetria. Os livros são lindos, as capas são maravilhosas, mas o tamanho estraga um pouco da beleza da capa/lombada. Tirando esse pequeno porém que me irinita, a capa de "Antes da Força", como do primeiro livro são lindas.
A arte da capa é belíssima, o mapa de fundo, com as outras imagens (punhal, forca, moedas) se complementam e deixam a capa linda. Há capa com excesso de informações que acabam poluindo, e aqui mesmo com todas as informações, de imagens e léxico, não acontece isso, a capa se torna leve, limpa. Ahhhhh gente eu amei essa capa. Eu amo as três capas que a Arqueiro escolheu para trilogia.

Retomo o comentário de George R. R. Martin, "Você não vai conseguir parar de virar as páginas". A narrativa de Abercrombie, é tão gostosa de ler, é tão maravilhosa, que não te deixa tomar folego, você quer saber o que vai acontecer, seguida, e em seguida ... Aqui em "Antes da Forca", ele não perdeu a mão, e sim melhorou ela muito. Adorei cada linha que li.
A construção da narrativa, a amarração dos nós, o enlace das histórias, foram todos muito bem trabalhados. Eu porém não tenho o que reclamar, a não ser querer a continuação logo. A descrição dos lugares, da história continua bem construída e elaborada, outro ponto são os diálogos, que também continuam sendo um dos pontos fortes da narrativa de Joe.
E falando da construção da história outro ponto são os personagens que estão cada vez mais trabalhados. O que falar de um todo a não ser, que perco o folego. Ahhh e sobre os personagens Logen continua sendo o meu favorito.

Antes da forca se divide em três momentos, sendo eles os núcleos: West combatendo as ameaças de Berthod, por segundo Glokta tendo que combater a invasão do Império Gurkhul, e por último Bayaz na sua busca pelo artefato, junto com Jezal, Ferro, Logen, Quai e Pé comprido. A união destes, é um mistério que o autor nos deixa ao fim do primeiro livro.

Um ponto interessante da história, é que a trilogia se chama primeira lei. E pelo visto como são três livros acredito que ao todo veremos três leis sendo quebradas, ou estou enganada???
Bom, a primeira lei a ser quebrada, foi a de que proibia-se, os homens de tocar o outro lado. Já a segunda lei a ser quebrada, foi a de que não se pode comer carne humana. Agora estou curiosa pra saber qual a próxima lei a ser quebrada.
Há algumas surpresas desagradáveis, alguns problemas não resolvidos. Mistérios, a serem explicados e dúvidas deixadas no ar. O que acredito serão esclarecidos/resolvidos no terceiro livro.

Se você não conhece essa trilogia, e aqui em "Antes da forca", é seu primeiro contato, com Joe Abercromboie. Corra logo e vá ler "O Poder da espada", e logo emende nele "Antes da forca", e ainda pegue o terceiro (eu preciso desse terceiro volume, logo caso contrario arrancarei meus cabelos/ brincadeirinha) "O Duelo dos Reis", e tenha ótimos dias ao lado de, Glokta, Bayaz, Jezal e Logen.


Qual minha nota para o livro:


Título: Antes da Forca
Autor: Joe Abercrombie
Páginas: 496
Editora: Arqueiro

Sinopse: Antes da Forca - Nesta ardilosa sequência de O poder da espada, o futuro da União está em três frentes de batalha – e nenhuma delas parece nem perto da vitória.
Nesta ardilosa sequência de O poder da espada, o futuro da União está em três frentes de batalha – e nenhuma delas parece nem perto da vitória. Sand dan Glokta se tornou o todo-poderoso de Dagoska e tem de impedir que ela seja tomada pelos inimigos – tarefa difícil em uma cidade com muralhas decadentes e escassez de soldados. Além disso, o ex-torturador também precisa desvendar uma conspiração no conselho governante e salvar a própria pele. Enquanto isso, nas terras congeladas de Angland, o coronel West tem pela frente uma complicada missão: proteger o príncipe herdeiro no campo de batalha e evitar que a inexperiência e a arrogância dele levem todos para a morte. Ao mesmo tempo, Bayaz, o Primeiro dos Magos, lidera uma expedição que cruzará o continente até a borda do Mundo. Passando por terras amaldiçoadas e esquecidas no passado, ele precisa encontrar a Semente – uma relíquia do Tempo Antigo que poderia pôr um fim à guerra, ao exército de comedores que se multiplica no Sul e aos bandos de shankas que atacam no Norte. Nesta trama inteligente e de personagens complexos, antigos segredos são revelados, batalhas sangrentas são travadas, inimigos mortais são perdoados – mas não antes de estarem na forca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!



Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.