segunda-feira, 23 de março de 2015

Comentando: A mais pura Verdade {Livro}



A coluna comentando sempre foi o cantinho em que coloquei (ainda coloco), as minhas impressões dos primeiros capítulos de um amanga, e primeiro episódios de animes. Mas a partir de ontem (20 de março) comecei a comentar sobre os primeiras capítulos de alguns livros. Que livros são esses? Foram as provas dos primeiros capítulos que recebi da Editora Novo Conceito.

Não lembro o dia, (mas faz alguns) acabei recebendo um pacote da Novo Conceito. A Editora não é parceira do blog, mas como da seleção deste ano, acabei recebendo a prova do livro "A mais pura verdade", contendo os seis primeiros capítulos.O livro, de Dan Gemeinhar, será publicado oficialmente no dia 23 de março (hoje). 

Como não sabia que comentar a respeito desses capítulos, daria a oportunidade do leitor/blogueiro receber o livro acabei o deixando de lado. E porque o deixei de lado? A grana está curta, começa o ano de estudos e lá se vai meus trocos. E como a sinopse havia me chamado atenção eu pensei "Eu não vou ler, porque não vou conseguir comprar a copia completa, e isso vai ser um desespero, imagina se me apaixonar pela história e não conseguir ter a continuação?". E com isso acabei não lendo-o. Então recebi um segundo pacote da Editora o do livro "A Playlist de Hayden", do qual já estão minhas primeiras impressões aqui, e vi que você pode receber o livro. Então estou aqui tentando a sorte, pra ver se consigo a cópia completa deste livro. Ainda mais agora depois de ter lido OMG eu preciso saber como a narrativa continua.

Primeiro quero falar sobre a capa: Adoro procurar, versões de capas, e ver qual me agrada mais e porque. Bom, algumas eu opto pela ilustração, informação que a capa trás, outras se ela conversa com a história, o que eu considero um ponto importante.
Enfim, fui a procura de outras capas, e encontrei duas versões, uma em que aparece o monte(montanha) citada no livro e o outro com um caminho que parece um raio. A Editora optou por seguir o padrão dessa segunda capa, da qual eu gostei muito, mas também me apaixonei pelas cores e capa da primeira versão que trago aqui abaixo. Eu preferia ela, mas a segunda também é linda.


A capa atrás, traz uma sinopse diferente, nela encontramos o seguinte: Fazendo a Mala, para a maior aventura da minha vida. Levar: Máquina fotográfica, caderno e caneta, O melhor cachorro do mundo, Equipamento de alpinismo, Passagem de trem (só de ida), remédios. Deixar para trás: todo o resto.

Não sei vocês, mas só essas pequenas informações, já me conquistaram, não precisei nem ler a sinopse para deseja-lo na minha estante.

Sobre a diagramação interna: Fiquei apaixonada pela diagramação interna. A fonte é times, tamanho 13 ou 14. Há mudanças na fonte horas ela está em itálico horas está normal. Os capítulos recem, aquela imagem da capa (que parece um raio), e os capítulos são separados por números horas contados em assim !, 2, 3 ... horas assim 1 1/2, 2 1/2, 3 1/2... O que achei um diferencial divertido e interessante. Como eu já havia comentado, no outro 'comentando', a Editora Novo Conceito, tem caprichado muito na sua diagramação interna, e na parte de revisão lexical. 

E por fim o que eu achei dessas 95 folhas lidas? Que narrativa mais gostosinha de ler. Adorei a forma de como o autor desenvolveu sua temática, seus personagens. Adorei como ele conseguiu me envolver em cada nova página, capítulo lido. A mais pura verdade me conquistou desde as primeiras palavras. Mark é um doce, Beau uma fofura. Imagine eu amo histórias que envolvam animais, já de saber que há um eu fico empolgação e com o coração tenso, pois eles sempre arrancam lágrimas minha. Quero saber como a trajetória de Mark vai continuar, estou ansiosa pelos próximos capítulos. 
Como aconteceu com a outra prova que recebi, aqui "A mais pura verdade", não recebeu cinco estrelinhas, pois não conheço o decorrer da história. Mas acredito que o autor vai manter a boa mão que manteve até aqui. Há gente, eu preciso desse livro, se não conseguir a copia inteira, já deixo o pedido aqui, eu o quero viuuu ... Alguém me presentei-e com ele.

Qual minha nota para o livro:


Curiosidades:
Pra quem não sabe, o Monte Rainier é um estratovulcão e, a montanha mais alta do estado norte-americano de Washington. Faz parte da Cordilheira das Cascatas. Sua altitude é de 4392 m1 2 , e em dias de tempo claro seu pico permanentemente nevado pode ser facilmente avistado de Seattle e outras cidades da região. A sua grande proeminência (4026 m) torna-o na 21.ª montanha mais proeminente do mundo.
Seu nome é uma homenagem a um almirante britânico, Peter Rainier. Toda a montanha, assim como as zonas circundantes, está integrada num parque nacional, o "Mount Rainier National Park", de excecional beleza natural, com florestas virgens, cataratas, prados alpinos, e outras atrações.
Por tratar-se de um estratovulcão, acredita-se que seja apenas uma questão de tempo até que uma erupção catastrófica ocorra. Graças às enormes geleiras presentes nas encostas da montanha, o risco que uma erupção de grande porte apresenta torna-se significativamente maior, porque o calor dos materiais vulcânicos recém-expelidos as derreteria, causando lahares, ou seja, enormes deslizes de gelo, água e terra. Nessa situação, milhares de pessoas poderiam perecer, já que ao contrário do Monte Santa Helena, o Rainier encontra-se relativamente próximo a áreas povoadas.
Apesar disso, os habitantes da região em geral sentem um grande afeto pela montanha, e ela figura na placa de todos os automóveis registrados no estado de Washington. Fonte (Wikipédia)

E sobre, o Haicai, poema de origem japonesa, é uma das coisas mais ambíguas e interessantes da literatura. Ele une, em pouquíssimas palavras, o simples e o complexo. O simples, pois é formado por apenas três linhas, sendo a primeira e a última constituídas de cinco sílabas e a intermediária de sete silabas. E complexo justamente por sua simplicidade. O poeta, ou haijin, deve passar tudo o que pretende expressar neste diminuto espaço.  É um verdadeiro desafio. (Fonte: Literatortura)


Título: A Mais pura verdade
Subtítulo: Nunca é tarde demais para viver a maior aventura da nossa vida
Autor: Dan Gemeinhart
SBN-13: 9788581636337
ISBN-10: 8581636330
Ano: 2015 / Páginas: 224
Idioma: português
Editora: Novo Conceito

Sinopse: A Mais Pura Verdade - Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças.
Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça. A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.


Contato ED. NOVO CONCEITO



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!



Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.