terça-feira, 17 de março de 2015

Crítica sobre: O Fantástico Mundo dos Elementos {Quadrinho}


A genialidade de Bunpei Yorifuji


O autor incia, o leitor apresentando um pouco de quais são os elementos do sol, universo,terra. Há também, a explicação dos elementos na antiguidade, na idade média, e atualmente. Depois inicia-se o segundo capítulo, em que o autor vai iniciar, o processo de explicação da tabela periódica. O que é divertido e ajuda muito a não só memorizar, mas aprender os elementos é essa forma divertida em que o autor apresente eles a nós.
A Editora Conrad, não só caprichou, com a diagramação, trabalho interno, material gráfico entre outros detalhes que fazem você se apaixonar pelo livro como caprichou muito ao publicar ele aqui no Brasil.

Yorifuji apresenta ao leitor (estudante), a diferenciação dos elementos, explicando sobre a diferença de penteado, roupa, forma entre outros detalhes. Abaixo, deixo uma imagem em que vocês poderão conferir uma das formas em que o autor diferencia os elementos.



Depois de inciar, o leitor a estas diferenças, autor começa a explicar cada elemento da tabela periódica. Por exemplo no capitulo três, o autor da incio aos elementos do período 1-3 e número atômico 1-18. Um dos exemplos de como o autor nos explica como, para que serve entre outros pontos a mais é elemento Lítio da página 69, como você pode ver abaixo (amplie a imagem para melhor visualização).

Aqui o autor, mostra acima a localização do elemento na tabela, o seu nome, ponto de fusão, ebulição e densidade. Como também o ano em que foi descoberto, como também algumas informações a mais conforme os desenhos mostram. Ex: O lítio é um elemento que queima com uma cor vermelho brilhante, ele tem belas cores, sendo essas usadas em fogos de artificio. Ele também é usado em bateria (pilhas), celulares etc.

O livro traz consigo, uma tabela periódica, com os elementos desenvolvidos/trabalhados no decorrer do livro. E olha como ficou a tabela periódica: Não concordam que é muito mais divertida, de estuda-la assim?? (Você pode ampliar as imagens para enxergar melhor, os detalhes da tabela.)


Esse é um livro que não tem muito o que descrever, o que me leva a loucura para tentar passar a vocês o que achei a respeito dele, e do porque ele ter recebido as minhas cinco estrelinhas. Hummm ... vou tentar, mas não garanto que estas poucas palavras expressem tudo o queria falar a respeito.

Quando comecei a lê-lo, disse "Só podia se Japa" ... Gente sabemos que a educação asiática é melhor que a nossa, nisso nem tem como discutir. Acredito que um dos motivos, é essa didática diferente para ensinar conteúdos que não são 'moleza' a molecada.

Escolas, professores conheçam o livro "", e se puder peçam a suas instituições para adquiri-los, pois acredito que seus alunos e futuros, alunos vão aprender muito mais dos elementos e da tabela periódica com esse livro. Se na minha época, encontrasse esse livro, ahhh com toda certeza eu amaria muito mais a química, a física. Fica aqui uma opção de didática diferente!


Qual minha nota para o livro:




Título: O Fantástico Mundo dos Elementos
Subtítulo: A Tabela Periódica Personificada
Autor: Bunpei Yorifuji
ISBN-13: 9788576165279
ISBN-10: 8576165279
Ano: 2013 / Páginas: 208
Editora: Conrad

Sinopse: O Fantástico Mundo dos Elementos - Escrito de forma leve e irreverente, este livro ilustrado mostra como os elementos químicos estão presentes em nossa vida cotidiana. Além disso, ele representa cada um dos elementos da Tabela Periódica com uma personalidade própria, com atitude e estilo que refletem suas propriedades químicas, seus atributos e até mesmo há quanto tempo ele é conhecido. Os jovens leitores vão ficar encantados com as ilustrações e descrições de O Fantástico Mundo dos Elementos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Olá leitores.
Que bom que gostaram do Post! Quer compartilhar a sua opinião?.

↺Comentários ofensivos, que agridam a mim ou a qualquer outra pessoa ou entidade (autor, seguidor, editora) também será deletado.

↺Agradeço seu comentário! Sua opinião é de extrema importância para o blog e para mim. (Pode ter certeza que, responderei o seu comentário assim que possível.) Volte Sempre!



Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.